A GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Por: Aioria2 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
A melhora da produtividade de uma empresa é um dos objetivos dos administradores para melhorar a saúde financeira e aumentar a lucratividade. O principal desafio de qualquer empresa consiste em aumentar o seu volume de negócios mantendo os custos cada vez menores e para aumentar a produtividade é necessário identificar os gargalos da empresa.
Uma empresa possui um gargalo de produção quando a maioria das suas etapas possui uma certa velocidade de produção, mas uma única etapa possui uma velocidade muito menor do que as outras, e acaba atrasando todas as etapas seguintes. Consequentemente, a velocidade final de produção da empresa também é prejudicada, pois consiste em uma soma dos processos interdependentes.
A principal forma de desperdício de recursos que se traduz em aumento de custos está na ociosidade dos setores atrasados pelo gargalo, com a consequência do aumento dos custos fixos diluída em cada produto tornando um produto menos competitivo no mercado.
O Brasil tem cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. No mercado mundial, o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos um exemplo seria a soja em grão uma das mais importantes commodities nacional.
A infra- estrutura logística, principalmente o transporte, foi desenvolvida pelo governo, em um padrão estatal, para contemplar a integração do mercado interno, sem preocupação com custos, qualidade e produtividade, só que com o aumento das exportações brasileiras passa necessariamente pela remoção dos obstáculos existentes no segmento de infra-estrutura, de modo a viabilizar a implantação de novos e eficientes serviços de logística para que produção de exportação da soja seja aumentada.
Existe também problemas de armazenamento e desperdícios o alto custo de manuseio nos armazéns.
Algumas soluções que podem ser adotadas:
Melhorar a capacidade de armazenamento nas fazendas, o que reduziria perdas na colheita.
O desenvolvimento de parcerias público-privadas.
Aumento da infraestrutura nos setores rodoviários, ferroviários e hidroviários.
Adequação do sistema portuário.
A resolução dos principais problemas logísticos no país aumentará a competitividade internacional brasileira, aumentando a confiabilidade nos tempos de entrega e reduzindo os custos das ineficiências no processo de exportação. O desenvolvimento eficiente da logística de exportação da soja forma uma base para o desenvolvimento do comércio permitindo que cada região potencialize a exploração das suas vantagens inerentes pela especialização dos seus esforços produtivos. Ter um eficiente sistema logístico permite manter a competitividade da soja brasileira no âmbito internacional.
...