A GESTÃO DE INTELIGENCIA DE MERCADO ATIVIDADE
Por: PEDROAGUILARLIMA • 30/11/2021 • Projeto de pesquisa • 896 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]
Curso de Administração – Disciplina: Controladoria
Métodos de Custeio
Atividade (Individual) - (Postar no Canvas Tarefas) - Valor: 4,0 pontos - Data de entrega: 25/09/21
Aluno (a): Pedro Aguilar Lima_____________________________________________________________________
Esta atividade tem como objetivos:
1 - Identificar as terminologias de custos.
2 – Diferenciar os Métodos de Custeio.
3 – Verificar as características, vantagens e desvantagens de cada método de custeio.
Orientações:
Para a realização da atividade sugiro o e-book: Gestão de Custos e Preços da autora Mércia de Lima Pereira (2021), da Editora intersaberes, a partir da página 19. Poderão ser utilizados outros livros ou e-books e também os constantes na bibliografia básica e complementar do PIT ou Plano de Ensino.
1 – Para a autora Pereira (2021) explique o que significa controlar os custos?
Resposta: Controlar os custos, para a autora, significa monitorar cotidianamente, além de apura-los, os valores planejados em relação aos valores efetivamente incorridos, de modo a se analisar as causas de desvio e, com isso, promover ações corretivas que solucionem os erros operacionais.
2 – De acordo com Martins (2010), Bruni e Famá (2012) conceitue as seguintes terminologias de custos:
- Gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda.
Resposta: Gasto: Toda e qualquer aquisição de bens ou serviços. Dessa nomenclatura decorre todas as outras; Desembolso: Pagamento a vista ou a prazo de bens ou serviços adquiridos; Investimento: Gastos ativado, ou seja, no momento de sua aquisição caracteriza-se como um bem, reconhecido no ativo patrimonial da empresa. Além disso, trata-se de um investimento porque pode gerar benefícios econômicos futuros; Custo: São gastos com bens e serviços necessários para a elaboração de outros bens ou serviços estritamente associados a atividade fim de uma empresa. Despesa: São gastos incorridos com a finalidade de gerar receita para a empresa. As despesas não se confundem com os custos, uma vez que não estão associadas a elaboração de bens e/ou serviços, mas sim interligadas aos gastos administrativos, aos esforços para aumento de vendas e aos gastos financeiros dispendidos por uma empresa; Perda: Corresponde a um consumo anormal de bens ou serviços, decorrente de eventos não previstos, não controláveis e/ou aleatórios em empresas.
3 - Para a produção de um produto ou serviço é necessário que sejam determinados os custos e que seja definido o método de alocação de custos (PEREIRA, 2021). Neste sentido, quais são os sistemas de custeio mais usuais no cenário nacional?
Resposta: Custeio variável, custeio por absorção e custeio ABC.
4 – Explique o Método de Custeio por Absorção e cite as suas principais características.
Resposta: O custeio por absorção é também chamado custeio integral. Isso porque ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Isso significa que o cálculo do custo de um produto vai considerar, além dos gastos diretos, como matéria-prima, todos os outros custos envolvidos para possibilitar a produção daquela mercadoria, como o aluguel do pavilhão onde se encontra a fábrica, por exemplo. Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.
...