A GESTÃO DE PESSOAL NO SETOR PÚBLICO
Por: davison.daguarda • 14/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 87 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
ESAN - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ACADÊMICO: DAVISON CARVALHO DA GUARDA
GESTÃO DE PESSOAL NO SETOR PÚBLICO-T09
ATIVIDADE I
CAMPO GRANDE/MS
2019
DAVISON CARVALHO DA GUARDA
ATIVIDADE:
Atividade 1 da disciplina: GESTÃO DE PESSOAL NO SETOR PÚBLICO-T09- Realizar pesquisa na internet de alguns modelos de Gestão Estratégica de Pessoas em qualquer organização pública presente no estado de Mato Grosso do Sul, no âmbito da união, do estado ou dos municípios.
Prof: Me. Cléo Adriano da Silva
Campo Grande/MS
2019
Atividade I:
- Introdução
O objetivo desse trabalho é abordar o tema gestão por competência dentro do serviço público. Em resposta as profundas mudanças que afetaram às novas situações de mercado, até que ponto é possível uma revisão de conceitos em relação ao setor público. A proposta desta nova abordagem
O/a aluno/a deverá pesquisar na internet alguns modelos de Gestão Estratégica de Pessoas (p. exemplo: aplicação da Gestão Por Competências) em qualquer organização pública presente no estado de Mato Grosso do Sul, no âmbito da união, do estado ou dos municípios.
Por exemplo, pode ser uma Prefeitura, as secretarias estaduais, os órgãos/autarquias e empresas públicas vinculadas aos ministérios. É um trabalho de garimpagem. Não há critérios técnicos para encontrar o que se pede, senão pesquisar.
Após identificar a organização, você deverá produzir um relatório com as seguintes informações:
a) Descrição resumida da organização.
b) Relato das etapas de como é realizado o Planejamento Estratégico de Pessoas.
c) Comentário crítico de como você vê esse processo à luz do texto das Unidades 1 e 2 do Livro Texto, por exemplo:
Em que inova?
Como é a aplicação da Gestão Por Competências?
Alinha-se à estratégia organizacional? Explique.
A presente atividade tem por objetivo fazer com que o aluno do curso de graduação em administração pública seja realize uma aplicação dos conhecimentos adquiridos no livro texto, na aula presencial e nos materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, realizando uma identificação dos conceitos aplicados nas operações de logística em uma organização pública. Ao final o certamente o aluno terá fixado muito mais os conhecimentos da disciplina, pois, a comparação dos conceitos teóricos mesclados com a identificação na prática operacional da organização, torna mais claro e evidente a importância das operações de logística em qualquer que seja a Organização, inclusive as Públicas.
O objetivo desse trabalho é abordar o tema gestão por competência dentro do serviço público. Em resposta as profundas mudanças que afetaram às novas situações de mercado, até que ponto é possível uma revisão de conceitos em relação ao setor público. A proposta desta nova abordagem
- Desenvolvimento e procedimentos metodológicos
A partir do que se pede na atividade, buscou-se realizar o estudo mediante leitura dos materiais disponibilizados no ambiente virtual e realizando pesquisas na organização escolhida, a fim de responder as questões do Livro texto Gestão de Operações e Logística I constantes da página 52. A fim de realizar a atividade proposta ficou evidente e definido de maneira clara o que entende por logística. O próximo passo foi realizar a escolha de uma organização pública no município de Campo Grande-MS, resultando na escolha de uma Organização Militar da qual faço parte, o que acaba por facilitar a coleta de dados e encontrar respostas aos questionamentos propostos. Com base nos dados coletados serão respondidas as questões referentes organização pública escolhida, conforme a seguir:
1. Quem são os fornecedores e os clientes da organização?
Trata-se de uma organização militar denominada Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, e o departamento escolhido é o Setor de Aprovisionamento (Rancho ou refeitório), pois é Departamento responsável pelo provimento da alimentação de toda a Tropa (militares), que trabalham no Comando Militar do Oeste.
Portanto os fornecedores da Organização são empresas selecionadas através de processo licitatório, e o Batalhão de Suprimentos, organização militar que fornece itens Básicos a todas as Organizações Militares do Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os Clientes são todos os Oficiais, Subtenentes e Sargentos e Cabos e Soldados que trabalham no CMO e os de outras cidades que estiverem em missão na cidade de Campo Grande-MS.
2. Qual a origem das matérias-primas e o destino dos produtos acabados da organização?
O Setor de Aprovisionamento (Rancho ou refeitório) possui diversos fornecedores, pois precisam confeccionar uma alimentação que atenda os critérios de nutrição adequada e oferecer um cardápio variado. Os fornecedores civis são escolhidos através de licitação Pública e é por meio desta que a comunicação ocorre, quero dizer, é como os fornecedores ficam sabendo o que a organização quer, quando quer e onde quer, em que quantidade quer. Como os fornecedores podem ser de qualquer região do país os modais de transportes são variados, porém o mais utilizado é o terrestre por rodovias. O Setor de Aprovisionamento (Rancho ou refeitório) também possui como fornecedor o Batalhão de suprimento, uma unidade militar que fornece itens básicos da alimentação a todas as organizações militares subordinadas a ele, como Arroz, feijão, carne, açúcar e farinha.
O destino dos produtos acabados, no caso as refeições já prontas, são distribuídas em três refeitórios, que são divididos de acordo com os círculos hierárquicos existentes. São eles: Oficiais, Subtenentes e Sargentos e Cabos e Soldados.
3. Quais atividades da logística e suas atividades complementares são desenvolvidas na organização?
Basicamente são desenvolvidas a atividade Gestão de Estoque e atividade Gestão do Processamento do Pedido.
Na Gestão do Processamento do Pedido atividade complementar desenvolvida e a Manutenção da Informação, na qual é estabelecida a infraestrutura necessária para recebimento e tratamento dos pedidos recebidos, os padrões para colocação de pedidos, as normas de tratamento e o fluxo das informações dentro da organização. A organização possui um sistema eletrônico onde cada militar consegue realizar o seu arranchamento, ou seja, manifestar o seu interesse em quais dias deseja tomar café, almoçar ou jantar. Esse sistema então envias e consolida as informações da quantidade total de refeições que o Setor de Aprovisionamento terá que confeccionar.
...