A GESTÃO DE PESSOAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Por: Sergio.sacht • 5/9/2020 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
SERGIO SACHT DE ALMEIDA
Trabalho em substituição da prova
Com base nas teorias que trabalhamos em aula, nas discussões e na sua auto-observação,quais os seus desafios pessoais para ser tornar um líder dos novos tempos? Descreva, ao menos, um plano de ação de autodesenvolvimento.
VITORIA-ES 2020
Trabalho realizado para o curso de MBA em Gestão Empresarial na MMurad Conveniada da Fundação Getulio Vargas na materia Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento.
Profª. Aline Castro
VITORIA-ES 2020
Com a narrativa de que o mundo nunca esteve tão “VUCA” como nos dias de hoje, e o “novo normal” assombrando as habilidades dos gestores que estão sendo desafiados a um planejamento da qual precisam acurácia que permitam suportar as oscilações e que garantam resultado. Neste contexto, observo o planejamento como sendo um grande desafio.
Como lidar com estas oscilações nestes cenários de incerteza? Em um mundo VUCA horizontes de planejamento devem ser cuidadosamente pensados, da qual ferramentas e métodos apropriados devem ser verificados. A exemplo disto, cito a minha dificuldade de planejamento de metas no trabalho que sejam desafiadoras e factíveis ao mesmo tempo.
Empresas, lideres e autores de livros tem buscado um despertar para novas abordagens no ciclo de planejamento, e isto, passa por inovação, olhar de forma inteligente, identificando e entendendo os Gap’s, desperdício e, principalmente oportunidades para fluidez de seus objetivos e que possibilitam diminuir os riscos. Nas empresas o que se percebe são decisões voltadas a curto prazo, que podem colocar em risco o negócio. Além disso, esse é um período para deixar de lado as tradições, uma vez que é necessário se adaptar a forma de trabalho, assim como ao home office e a tecnologia. Conceitos de gestão de risco, também tem-se associado aos planejamentos em tempo de pandemia.
Liderar pessoas competentes e conectadas, e com perfil adequado para suas funções são fatores determinantes para o sucesso. Saber ouvir faz parte da comunicação eficaz, e pode ajudar muito com ideias e sugestões. O momento é de sair do isolamento, trabalhar mais próximo, compartilhando decisões e com o olhar alinhado com as novas exigências que o mercado exige.
Transformar o ambiente VUCA em lugar pleno de VISÃO, COMPREENSÃO, CLAREZA e AGILIDADE, é o que argumenta Bob Johansen em seu livro "The New Leadership Literacies", da qual propõe que para cada característica VUCA, existe uma solução específica. Conhecer com profundidade a estratégia, é o que se chama de VISÃO. Entender o momento requer investigação, análise, ao invés de dar respostas já mecanizadas e desatualizadas, a chave é desacelerar e aprender, isto é COMPREENSÃO. Ter CLAREZA, para expor pontos de vulnerabilidade e as opções possíveis de contorno. AGILIDADE nas decisões, à medida que a situação continua a mudar “tudo depende do estado atual das variáveis”.
...