TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.305 Palavras (18 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO

CACIANO FAVERO

FABIANO CAMATTI

GESTÃO EMPRESARIAL

[pic 4]

SÃO CARLOS - SC

2011

[pic 5]

[pic 6]

CACIANO FAVERO

FABIANO CAMATTI

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Teoria da Administração II, Matemática, Introdução a Economia e Introdução a Contabilidade].

                                                           

                                                  Orientador (a): Profº.: Dirceu Casa grande Junior

         Helenara Sampaio. Figueiredo

Regina Malassisse

        Vânia de A. Silva Machado

São Carlos-SC

2011.

1 INTRODUÇÃO[pic 7]

A gestão empresarial compreende todas as ferramentas que permite o empreendedor planejar, organizar, dirigir e controlar com eficiência os recursos materiais, financeiros e humanos. O empreendedor precisa saber criar políticas para atrair e manter estes recursos.

O diagnostico permite ter uma visão geral da estrutura organizacional da empresa e como acontece a comercialização dos produtos ou execução dos serviços. Através dele é possível também verificar a existência de problemas/ameaças que estão afetando os resultados da organização ou as oportunidades, tendo em vista as influencias econômicas, políticas e sociais, bem como fornecer indicadores para ações preventivas.

As organizações encontram - se em constantes processos de transformação. Não importa a setor em que ocorra a mudança, mas ela afeta todos os outros segmentos, influencia no capital humano, financeiro e estrutural. A mudança ainda é muito resistente em algumas organizações, mas aos poucos os empreendedores percebem que elas são necessárias.

As empresas em geral estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, por serviços de maior qualidade, inovação e melhor atendimento. Quando se trata de serviço publico a cobrança é ainda maior, pois se trata de atendimento ao povo como cidadão e não apenas como consumidor e então contentar a todos se torna um desafio ainda maior.

[pic 8]

2 GESTAO EMPRESARIAL[pic 9]

A gestão empresarial surgiu com o objetivo de mudar alguns paradguimas da forma como era trabalhado e implantado o planejamento estratégico nas empresas, os gestores acabavam não participando da elaboração de estratégias deixando essa tarefa para os consultores empresariais. Portanto a gestão empresarial busca harmonizar o planejamento estratégico e também a participação de todos os níveis organizacionais da empresa. Para Tavares, (2005, p.40) a gestão empresarial “corresponde, assim, ao conjunto de atividades intencionais e planejadas, estratégias, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo”.

A empresa em estudo é a prefeitura Municipal de Planalto Alegre/SC e a história de Planalto Alegre não se difere da história do Brasil, porém devem ser consideradas as suas especificidades, pois estas contribuem para a compreensão do que é Planalto Alegre atualmente.

Cabe destacar como se deu à formação do município, a colonização, a atuação dos caboclos e dos seus colonos (Alemães e Italianos) vindos do Rio Grande do Sul.

Para atrair os colonos para a região, foram feitas propagandas por parte das empresas colonizadoras, através da ação de agentes vendedores de terra. A maioria dos colonos comprou terras de terceiros que vieram a se estabelecer durante a década de 1940. Houve inclusive quem comprou terra nas décadas de 20 e 30, mas não veio residir nela.

Quanto as caboclos – posseiros – que aqui viviam, foram sendo empurrados para terras cada vez mais distantes, onde não havia colonização e reclamação de terras pelos novos proprietários, ou então permaneceram na área e venderam sua força de trabalho.

Em abril de 1967, a comunidade foi elevada a condição de distrito do município de Caxambu do Sul.

Na década de 70, começam a surgir os primeiros serviços de assistência técnica para os agricultores através da ACARES (atualmente denominada EPAGRI) e da Cooperativa Regional Alfa (atualmente Cooperativa Agroindustrial Alfa).

A instalação da rede de água no meio urbano, ocorrido em 1981, e a pavimentação da rodovia SC 283, em 1985, foram marcos importantes nesta década.

No dia 12 de dezembro de 1991, ocorre a emancipação do município pela Lei Estadual nº. 8476 de 12/12/1991. As eleições municipais de 1992 são destacadas como um acontecimento importante pelo fato de ser o momento em que a população pode escolher seu primeiro prefeito. Em 1993, acontece a constituição dos poderes do município. O nome Planalto Alegre se deve à Comunidade estar localizada em um Planalto e constituir-se de um povo hospitaleiro e descontraído. Observa-se que o município de Planalto Alegre vem caminhando no sentido de consolidar seu desenvolvimento social, econômico e cultural e de fortalecer a participação e organização da população buscando sempre novos conhecimentos, procurando garantir trabalho e renda para a sua população.

Por ser empresa publica não tem forma jurídica.

É o órgão executivo do Município. Órgão independente, composto, central e unipessoal (...). Como órgão público, a Prefeitura não é pessoa jurídica; é simplesmente a unidade central da estrutura administrativa do Município. Nem representa juridicamente o Município, pois nenhum órgão representa a pessoa jurídica a que pertence, a qual só é representada pelo agente (pessoa física) legalmente investido dessa função que, no caso, é o prefeito. Daí a impropriedade de tomar-se a Prefeitura pelo Município, o que equivale a aceitar-se a parte pelo todo, ou seja, o órgão, despersonalizado, pelo ente, personalizado (...). Nas relações externas e em juízo, entretanto, quem responde civilmente não é a Prefeitura, mas sim o Município, ou seja, a Fazenda Pública Municipal, única com capacidade jurídica e legitimidade processual para demandar e ser demandada, auferindo as vantagens de vencedora e suportando os ônus de vencida no pleito. (Meirelles, 2003, p.58)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com