A Gestão Documental
Por: Jonas Marcondes Santos • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.565 Palavras (15 Páginas) • 155 Visualizações
UNIFAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO
Marcelo Jorge Batista dos Santos
ÉTICA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO
São Paulo
2018
Marcelo Jorge Batista dos Santos
ÉTICA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO
Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral da Administração, ministrado pelo Prof. Marcelo Monte, para obtenção de nota parcial.
São Paulo
2018
SANTOS, M. J. B
Ética do profissional bibliotecário. São Paulo: UNIFAI – Centro Universitário Assunção.
RESUMO
A ética, que é a ciência da moral, deve existir em todos os lugares e ser respeitada por todas as pessoas, uma vez que é base para um bom relacionamento e posicionamento social. Com relação ao trabalho, a ética é fundamental para um desempenho qualificado e promissor, pois através dela o indivíduo mostra seus valores, sua conduta e a firmeza de sua personalidade.
Palavras chave: Ética profissional, Bibliotecário, Biblioteconomia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA 6
3 ÉTICA 6
4 ÉTICA PROFISSIONAL 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Os objetivos e os resultados de uma empresa dependem do convívio de pessoas de diferentes origens que se organizam em grupos de trabalho que decidem o futuro da organização ou que executam atividades operacionais diárias que objetivam a materialização de planos estratégicos traçados.
Do ponto de vista da perspectiva, a hierarquia e a divisão do trabalho, preconizados na teoria de Taylor, funcionam como base do funcionamento de uma organização, entretanto os diferentes grupos que se organizam e as especificidades de cada empresa, faz com que um estilo gerencial e uma cultura organizacional se estabeleçam, influenciando comportamentos e atitudes.
Esses componentes quando fomentados, influenciam em uma decisão ou uma escolha, sendo possível entendê-las como dentro de princípios éticos ou não.
Essa mentalidade aponta para cominhos adequados ou duvidosos, que colocam em questão o convívio com pessoas éticas e a procura constante de uma empresa ética tanto para trabalhar como na hora de consumo, principalmente em função da postura idônea em relação à sociedade e o meio ambiente.
Para uma empresa ser ética, não basta só possuir funcionários éticos, a mesma também deverá ser idônea. E tanto funcionário como a empresa devem possuir as mesmas normas de conduta, para que não haja desconforto entre nenhuma das partes.
Para a empresa que segue boas normas de conduta, tanto internas como externas, com certeza verá bons resultados financeiros. Nenhuma empresa sobrevive sem ter lucro e atualmente as empresas que são éticas têm conseguido um destaque no meio corporativo e isso a faz diferente das demais empresas, criando um clima favorável e seguidora para as empresas que assumem uma postura ética e socioambiental.
A proposta desse trabalho será mostrar e evidenciar como os princípios éticos podem conferir maior competitividade, por tornar os funcionários mais motivados, bem como os clientes mais satisfeitos.
2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA
O termo ética vem do grego ethos, que por sua vez significa caráter, modo de agir de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja, um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Em outras palavras, ser ético, nada mais é do que
De acordo com Aranalde (2005, p. 10), a definição mais ampla para ética pode ser entendida como uma avaliação crítica da conduta humana perante si mesmo e seus semelhantes. A definição que consta no Michaelis é:
Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.
Ainda de acordo com o Michaelis a ética profissional abrange todos os setores profissionais e tem por objetivo interrogar mais amplamente o papel social da profissão, sua responsabilidade, sua função, e sua atitude frente a riscos e ao meio ambiente.
Portanto a ética permeia os valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de uma sociedade.
3 ÉTICA
Em seu sentido de maior amplitude, a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. (SÁ, 2001).
A ética então é a avaliação da aceitação ou reprovação das atitudes dos seres humanos para com as outras pessoas e que afeta o meio em que esteja inserido tanto positivamente como negativamente.
A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações. A ética lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal. O comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta, ou código de ética. (Maximiano, 2004, p.400)
O termo ética tem muitos significados e ênfases. A ética foi definida como "indagação sobre a natureza e fundamentos da moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta". Foi denominada também estudo e filosofia da conduta humana, com ênfase na determinação do que é certo ou errado.
O estudo da natureza geral da moral e de opções morais específicas; filosofia moral; e regras ou padrões que prescrevem a conduta de membros de uma profissão liberal. FERRELL (2001).
...