A Gestão Logística
Por: Valeska Martins de Freitas • 20/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 486 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFPB VIRTUAL/CCSA/DECON[pic 1]
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÛBLICA-PNAP
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DISCIPLINA: GESTÃO LOGÍSTICA
PROFESSORA: Dra. JACQUELINE ECHEVERRRÍA BARRANCOS
ALUNA: VALESKA MARTINS DE FREITAS ACIOLI
PÓLO:CAMPINA GRANDE
ATIVIDADE Nº 4 – GESTÃO DE ESTOQUE
1. Qual é a ideia principal da matéria Luiz Fernando Ballin Ortolani e para que tipo de segmento/público é dirigido?
A ideia principal da Matéria apresentada por Luiz Fernando Ballin Ortolani é a apresentação e desenvolvimento de conceitos e temas relacionados a estoques e à sua gestão pelas organizações, abordando tanto o segmento do setor privado quanto do público, em especial do setor privado.
2. Escreva um pequeno resumo da matéria do Luiz Fernando Ballin Ortolani e indique fatos/princípios/pressupostos utilizados pelo autor para dar suporte às suas idéias.
A matéria apresentada por Luiz Fernando Ballin Ortolani usa o trabalho de Detoni como referência principal e descreve estratégias de logística no âmbito da rede pública/privada para que se tenha uma gestão de estoques eficiente. É citado que uma das metodologias usadas para se ter uma gestão de estoques eficiente, é o uso de indicadores, como o “Princípio do Just in Time (JIT)”e “Postergação (Postponement)”, que mostram a real situação do estoque a fim de favorecer a tomada de decisão.
3. Liste e defina brevemente novos termos e/ou frases usadas na matéria de Gestão de Estoques.
Dois conceitos aplicados para reduzir os efeitos negativos dos estoques e melhorar o desempenho operacional da empresa, são:
Princípio do Just in Time (JIT): consiste na disponibilização do elemento (material, componente, produto) no momento em que ele é necessário, no processo produtivo ou nos canais de distribuição e venda.
Postergação (Postponement): consiste no adiamento da diferenciação a ser introduzida no produto final ao longo do processo produtivo ou da cadeia de distribuição.
4. Como o problema de Gestão de Estoques é definido e qual é a conclusão ou preocupação descrita pelo autor?
O problema da gestão de estoques está relacionado ao dilema quanto o nível de estoque apropriado para a organização pública ou privada, em função do processo de produção, da disponibilidade de produtos para os clientes e dos grandes impactos financeiros no seu desempenho. O autor conclui que é preciso ampliar a abordagem dos estoques considerando os custos logísticos totais, uma vez que reduções nos estoques podem acarretar aumento de outros componentes do sistema logístico como: transporte, processamento de pedidos e vendas perdidas.
5. O que você achou de instrutivo na matéria de Luiz Fernando Ballin Ortolani?
O que eu achei de instrutivo na matéria de Luiz Fernando Ballin Ortolani foi a citação de indicadores que servem como parâmetros para se almejar uma gestão de estoques eficiente. Uma ferramenta que nos auxilia a ter um maior controle do estoque em questão.
...