A Gestão Social
Por: camilatfppo • 8/9/2022 • Resenha • 766 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
Resenha do Texto “Gestão social e governança territorial: interseções e especificidades teórico-práticas.”
Disciplina: Tópicos Especiais em Gestão Pública 1
Este trabalho é uma resenha do texto “Gestão social e governança territorial: interseções e especificidades teórico-práticas”, na qual irei comentar os principais conceitos abordados no texto e suas relações com o tema principal da disciplina, a Gestão Social. Ademais, irei comentar também as minhas considerações finais sobre o texto.
O texto “Gestão social e governança territorial: interseções e especificidades teórico-práticas”, busca correlacionar o conceito de gestão social e a governança territorial, a partir de uma revisão conceitual das duas vertentes, e de outros conceitos que se fazem essenciais para o melhor entendimento delas. Ao final, há também uma reflexão a respeito das principais semelhanças e diferenças entre a gestão social e a governança territorial.
No início do texto há um resgate do conceito de gestão social, que como já revisado ao longo desta disciplina, é uma vertente de gestão pautada no diálogo e na coparticipação dos diferentes agentes sociais nos processos e decisões do Estado. Segundo Tenório (2008) “A Gestão Social é entendida como processo gerencial dialógico em que a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação (ação que possa ocorrer em qualquer tipo de sistema social – público, privado ou de organizações não governamentais).”
Contudo, neste texto são apresentadas novas conceituações dentro da gestão social, como por exemplo a de França Filho, que a compreende em duas perspectivas distintas: processo e fim. Na primeira, a gestão social é vista no nível organizacional, enquanto na segunda esta é vista em um nível macro, mais próximo à problemática social. Outro novo ponto, são as noções de responsabilidade do Estado, colocadas por Carrion (2007):
Ele deve proporcionar espaço para a participação democrática e deliberativa dos cidadãos e ainda deve criar as condições para esta participação, considerando o conflito de interesses como parte integrante do projeto democrático (CARRION, 2007, p.159).
Após a revisão teórica acerca do conceito de Gestão Social, são resgatados alguns conceitos importantes para a introdução do conceito de Governança Territorial. Dentre eles destacam-se o conceito de Interesse Bem Compreendido, Esfera Pública, Emancipação e Governança. O Interesse Bem Compreendido, pode ser entendido como um dos pontos de partida para a Gestão Social, uma vez que este representa o entendimento do bem-estar coletivo como premissa para o bem-estar individual. A Esfera Pública, é o espaço no qual os indivíduos se encontram para debater os assuntos sociais, enquanto a Emancipação é o objetivo da Gestão Social, visto que a partir desta o indivíduo é capaz de alcançar autonomia.
A respeito da Governança, pode-se dizer que esta é o exercício da atividade de governar. Segundo o Dicionário da Real Academia de la Lengua Española, Governança é “A arte ou maneira de governar que se propõe como objetivo alcançar o desenvolvimento econômico, social e institucional durador, promovido em perfeito equilíbrio entre o Estado, a sociedade civil e o mercado da economia”. Ademais, no texto também é destacada a relação dinâmica entre governo e governança, uma vez que esta é dependente dos contextos políticos e culturais.
...