A Gestão de Pessoas
Por: LsCs92 • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Nome: Luís Carlos Soares Pacheco
Matrícula: 16213110147
Polo: Belford Roxo
Atividade: AD1 – Unidades 1 e 2
UNIDADE 1
1) O Patrimonialismo é um regime onde não havia distinção entre as propriedades do rei e as propriedades públicas. Ou seja, todos os patrimônios públicos eram gozados pelo rei. Esse modelo trazia consigo a ausência de cidadania. Pois, como todos os patrimônios públicos pertenciam exclusivamente ao rei, e inclusive, o sistema político era absolutista, não havia nenhuma preocupação para com o povo, no âmbito da cidadania.
2) De início, a experiência de Elton Mayo tinha como objetivo avaliar o nível de produtividade dos trabalhadores em relação aos fatores fisiológicos dos mesmos. Mas, após a primeira fase de sua experiência, o pesquisador americano concluiu que os fatores emocionais/psicológicos se sobrepõe aos fatores fisiológicos, resultando, inclusive, em um aumento de produtividade. E após mais algumas etapas de testes, o psicólogo pôde concluir também que além dos fatores emocionais e psicológicos serem relevantes para os trabalhadores, os grupos informais também têm uma forte influência, pois estreitando a relação entre os colaboradores, aumenta o vínculo entre estes e a organização. E com isso, em 1930, foi criada a Escola de Relações Humanas, onde posteriormente muitos outros estudiosos e pesquisadores fizeram várias outras descobertas importantes para esta área, desenvolvendo-a e aperfeiçoando-a ainda mais.
3) Os principais objetivos eram diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública. No Departamento, surgiu uma elite técnica responsável pela reestruturação de todo o funcionalismo público federal, e que tentou promover mudanças no trabalho, principalmente na forma de ingresso, carreira e organização das repartições públicas, centralizando decisões. As reformas conduzidas pelo DASP consideravam que antigos princípios políticos deveriam ser substituídos por uma nova estrutura mais burocratizada e menos dependente dos interesses clientelistas.
4) Autonomia administrativa e financeira, e além disso, quando exerce serviço público pode gozar de privilégios fiscais e tributários.
5) O recrutamento, que deve ser eficiente e rigoroso para que as pessoas contratadas possuam o perfil desejado; uma estrutura de carreira que estimule o servidor a buscar sua capacitação e a melhorar seu desempenho; uma estratégia de capacitação que possibilite o aprimoramento constante da força de trabalho de forma tal que os novos servidores e os atuais possuam/atinjam o perfil desejado; uma estrutura de incentivos com remuneração, benefícios, prêmios pecuniários ou não, que estimulem o servidor e reforcem a possibilidade de a organização cobrar um desempenho adequado; uma estrutura de avaliação que possibilite verificar o desempenho, identificar as necessidades de capacitação e esteja associada à progressão do servidor; e uma estratégia de realocação e redistribuição de servidores que possibilite o alcance do perfil e o quantitativo desejado para cada área organizacional.
...