TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  5/8/2021  •  Artigo  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 0221-1

Aluno:

Turma: 06

Introdução

Gestão de pessoas está em destaque em todas as organizações com desafios muito complexos. Vantagens competitivas necessárias para o crescimento das empresas vem principalmente do capital humano, capital este que possui diversos desafios: Choque de culturas, fluxo de informações, pressão de mercado diversidade e a busca do conhecimento. Com tantas variáveis como fazer para obter e manter o sucesso maior senão por meio de uma boa gestão de pessoas. Ter lideres extremamente preparados e motivados é fundamental faz com que o líder seja o elo de ligação entre os objetivos e os bons resultados. O objetivo da atividade é trazer os principais tipos de liderança existentes no mercado e quais os modelos mais utilizados na atualidade.

Mais do que nunca, as empresas precisam saber atrair, inspirar e formar novos talentos. Saber desenvolver os talentos e habilidades de cada colaborador se tornam uma receita para o sucesso. Como líder, é preciso se adaptar às novas e constante exigências do mercado, não só proporcionando adaptações para gerar resultados para a empresa, mas também para obter uma gestão eficientes de pessoas, extraindo o seu melhor.

Atualmente existem uma grande variedade de tipos de liderança e a definição de qual tipo a ser utilizado vem de uma série de fatores, como a função do líder, o perfil dos liderados e dos objetivos da organização. E, claro, cada tipo de liderança tem suas vantagens e desvantagens e podem ou não se adequar a uma ou outra situação.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O líder é aquela pessoa que cativa, inspira aqueles à sua volta com o objetivo de alinhar as funções com a visão, missão e objetivos da empresa. Os líderes devem ser objetivos e agentes de mudança. A orientação, educação e estimulação das pessoas são movimentos determinantes para obter bons resultados. Os líderes devem promover o interesse e provocar a participação de todos, devem ser estratégicos visando o futuro, colocar suas ideias em execução de forma prática. (Ulrich – Código de liderança).

O líder tem o papel de influenciar através do poder que tem em mãos, porém, devemos ter bastante cuidado com a palavra “poder”, exercer a liderança utilizando o tal “poder” não quer dizer ser autoritário e que impõem a qualquer custo suas ideias, esse poder venda da orientação, acompanhamento, dar o espaço para outras pessoas tomarem decisões, mesmo que contrária a suas opiniões, ouvir delegar tarefas sem abusar de tal autoridade, tudo isso a fim de fazer com que as decisões dos liderados sejam na mesma linha de raciocino que a do líder.

O líder deve agir baseado no grau de maturidade dos liderados sendo em vários momentos autocrático ou democrático. De acordo com o autor Jim Collins existem vários níveis de líder e que o está mais preparado é o que tem alto nível de humildade pessoal e grande vontade profissional, ambicioso e com foco na empresa, tem sucessores com expectativa de desempenho melhor que o seu.

Existem vários tipos de líderes conforme citados no texto de Fabio Bandeira de Mello, “Os dez perfis de liderança mais comuns”, desde os mais liberais até os mais autoritários, alguns com mais relacionamento e outros que delegam funções. De acordo com a personalidade, capacidade técnica de cada um. Conforme dito acima, o modelo de cada um depende da situação, complexidade, maturidade e senso de urgência. Descrevendo um pouco sobre cada tipo de líder:

  1. Coercitivo”, Estilo mandão, foco em resultado, através das suas atitudes autoritárias acaba amedrontando as pessoas e inibindo-as, sendo bom para colaboradores problemáticos e seu ponto fraco é que na maioria das vezes dá somente “feedback” negativo.
  2. Democrático” alta confiança na equipe, comunicativo, toma decisões sempre pelo consenso acreditando na maturidade de todos, porém, um ponto negativo é que pode se tornar indeciso.
  3. Autoritário”, comum em modelos antigos, é firme, muito crítico e penaliza quem não traz resultados.
  4. Marcador de ritmo” O que tem o maior desempenho, o mais rápido, trabalha dando o exemplo e tem muita energia, não tem paciência com pessoas de ritimo lento.
  5. Paternal”, as pessoas vêm em primeiro lugar, ótimo na gestão de conflitos, seus feedbacks constumam ser negativos, causa uma dependência das pessoas.
  6. Treinador” desenvolve pessoas, gosta da ação e incentiva a todo tempo, mas alega falta de tempo a todo instante.
  7. Centralizador”, assim como o autoritário, me parece um estilo de liderança mais antigo também, onde suas decisões são só as dele e é usado por equipes com baixa maturidade, mas falta de delegar desestimula as pessoas.
  8. Liberal” delega e se coloca à disposição, se não tiver um forte acompanhamento e orientação deixa a equipe perdida.
  9. Inspirador” serve de exemplo e não dá ordens, possui necessidade de “status” e tem muitas discussões com profissionais mais experientes.
  10. Visionário” que cria projetos a longo prazo, sempre de olho no futuro, mas com projetos de curto prazo não quer se envolver.

Considerações finais

Adaptar o seu estilo com os objetivos da empresa é o primeiro passo a ser dado no momento de decidir qual a melhor formar de liderança a se exercer. A liderança está em constante evolução hoje por exemplo estamos vendo cada vez mais os tipos de liderança Coercitivo, Autoritário e centralizador sendo subtraídos por tipos que extraem mais o conhecimento do liderado levando em consideração as características pessoais de cada um. Agora, os novos líderes precisam de alta capacidade de análise situacional – ou seja, precisam olhar o quadro todo e como cada ação vai influenciar dezenas de outras num efeito em cascata. E mais: é exigido que os líderes tenham respostas cada vez mais rápidas, não importa o tamanho das adversidades a serem enfrentadas. 

Referências bibliográficas

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: mar.2021.

SANTOS, Rafael Favil. Gestão de pessoas: o papel de treinamento e desenvolvimento. Disponível em: . Acesso em: mar.2021.

SANTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (123.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com