A Gestão de Pessoas
Por: Supletivo supletivo • 13/9/2021 • Dissertação • 672 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
FACULDADE DE ANICUNS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Administração de Recursos Humanos II
CAPÍTULO 2
GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL
Responda as questões abaixo:
1 Por que estudar gestão de pessoas?
A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer benefícios ao empreendedor, que terá melhores resultados. Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.
2 A importância do planejamento estratégico de gestão de pessoas
O planejamento estratégico de gestão de pessoas procura reconhecer e entender o capital humano, para que suas capacidades sejam aproveitadas para o alcance das metas corporativas.
Por meio do planejamento estratégico na gestão de talentos, é possível entender: as competências de cada profissional; as lacunas que a corporação precisa preencher; como essas habilidades serão desenvolvidas; quais treinamentos é preciso promover; os remanejamentos necessários; a demanda por novas contratações ou demissões; processos seletivos direcionados; o impacto da produtividade no alcance de metas e como melhorar essa relação.
3 Perspectiva histórica da gestão estratégica de pessoas
Foi no século XIX que começaram a surgir os primeiros departamentos pessoais das empresas. Com eles uma única responsabilidade: mensurar os custos da empresa. Não existia uma ideia da importância da gestão de pessoas, o valor dos funcionários era estritamente profissional e contábil para a empresa. Com a evolução da gestão de pessoas as relações pessoais ganharam força. E tudo começou a em meados de 1943 quando o então presidente Getúlio Vargas sancionou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Mesmo ainda com um trabalho considerado burocrático, já era levado em conta, mesmo que inicialmente, um conceito de gestão de pessoas. Onde os profissionais tinham direitos que aumentava a importância da sua relação mais próxima com a empresa. Mas foi na década de 70 com a revolução digital e a facilidade de acesso a informação, que chegou a grande evolução da gestão de pessoas. Num cenário em que o capital humano se tornou extremamente valioso e a empresa precisou criar estratégias e ações para manter os profissionais motivados.
4 Estratégia organizacional no âmbito dos recursos humanos
Entre os principais itens de consideração dos gestores do setor está o desenvolvimento de novas estratégias de recursos humanos. Além de incluir as tarefas com as quais os responsáveis por essa área já estavam acostumados, tem que considerar fatores antigamente ignorados. Responder às questões, dúvidas e problemas dos funcionários de uma empresa continua sendo parte do trabalho do profissional de RH. Assim como a gestão de pagamentos, promoções, benefícios corporativos e de disputas que possam ocorrer no ambiente de trabalho.
...