A Gestão de Pessoas
Por: Bheny Rios • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 125 Visualizações
ETAPA 2: Recompensando Pessoas. Desenvolvendo Pessoas. Passo 1- Avaliação do desempenho humano.
A avaliação de desempenho é uma avaliação onde os funcionários são avaliados pelo gerente, avaliando o mês anterior, dependendo tem casos que podem ser feito premiações. Todo colaborador precisa receber um feedback a respeito do seu desempenho, para saber se está fazendo certo, se isso não acontece as pessoas caminham ás cegas e permanecem fazendo tudo igual, como as indústrias reunidas ômega:
Burocracia. A cada semestre, os gerentes recebiam do departamento de recursos humanos (DRH) os formulários de avaliação do desempenho de seus subordinados para preencher. Cada gerente deveria fazer um retrospecto do desempenho no semestre anterior de cada funcionário e deveria interpretá-lo por meio das cruzes que anotava nas escalas gráficas do formulário: A seguir, tentava explicar a cada subordinado os resultados de sua avaliação no semestre e, por fim, enviava os formulários em um envelope confidencial ao DRH que os arquivava nas pastas individuais de cada funcionário. Tudo dentro dos procedimentos estabelecidos. O gerente imperava como juiz supremo dos subordinados continuava com seu desempenho tradicional, o gerente com sua postura autocrática de sempre e a organização se mantinha na costumeira rotina. E tudo continuava na mesma. (PLT nº 824. Capítulo 8.Gestão de Pessoas. Chiavenato, Idalberto – P.209).
A organização precisa saber como as pessoas desempenham suas atividades para ter conhecimento de suas potencialidades. A avaliação pode ser feito por:
* Auto avaliação do desempenho - A própria pessoa avalia seu desempenho, avaliando performance, eficiência e eficácia, alcançando metas e resultado e superar expectativas.
* Gerente ou Líder - Gerente avalia o seu próprio desempenho , como se fosse a auto avaliação, porem área de gestão de pessoas que estabelece os meios e os critérios para ser seguida a avaliação.
* Avaliação interativa - Gerente e o colaborador estão juntos, o gestor proporciona as condições para o crescimento profissional de seu funcionário, e o
gerente alcançar os objetivos e resultados desejados.
* Equipe de trabalho - Equipe avalia o desempenho em geral, e o de cada um de seus membros, buscando providencias para sua melhoria.
* Avaliação 360º - Feito de modo circular por todos os elementos que tem interação com o avaliado. Assim pode ser gerente, colegas, clientes interno e externo, todas as pessoas ao redor em uma abrangência de 360º.
* Avaliação para cima - A equipe avalia seu superior.
* Comissão de avaliação do desempenho avaliação coletiva - Feita por um grupo de pessoas direta ou indiretamente interessadas no desempenho do funcionário.
* Órgão de gestão de pessoas - O Rh assume totalmente a responsabilidade pela avaliação de desempenho das pessoas da organização.
A avaliação que é considerada mais importante atualmente e mais adotada pelas organizações é: Avaliação Participativa Por Objetivos (APPO).
O colaborador e seu gerente participam ativamente A APPO segue seis etapas.
Formulação de objetivos consensuais; Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; Negociação sobre a alocação de recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; Desempenho; Constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos formulados; Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta interativa.
Dessa forma, a avaliação não começa pela apreciação do passado, mas sim pela focalização no futuro.
Referência: PLT nº 824. Capítulo 8. Gestão de Pessoas. Chiavenato, Idalberto – P.209 á P.224.
Comentário: Percebemos que o desempenho para a organização é totalmente necessário, pois somente dessa forma que pode ser analisado as atividades de todos os colaboradores, do nível operacional até o nível estratégico da organização, sendo assim dependendo da avaliação, permanecer o que está certo e corrigir ou eliminar o que está errado.
Passo 2 :
1. Responder com sua equipe
* O que são recompensas financeiras e não financeiras?
As recompensas podem ser financeiras (diretas e indiretas) e não financeiras. As recompensas não-financeiras, são aquelas que afetam a satisfação das pessoas como: oportunidades de crescimento profissional, reconhecimento, qualidade de vida no trabalho, promoções, entre outras, assim elas estão ligadas a satisfação dos colaboradores com o sistema de remuneração.
As recompensas financeiras diretas são os salários, comissões, prêmios e bônus pagos pelas empresas por um serviço prestado. Sendo que o pagamento pode ser feito por hora, dia, semana, quinzena ou mês.
As recompensas financeiras indiretas são benefícios definidos em convenções coletivas no trabalho, por exemplo, alimentação, vale transporte seguro de vida, e claro o que mais conhecemos férias, DSR (descanso semanal remunerado), gratificações, gorjetas, horas extras, 13º salário, adicionais, entre outros.
* Qual a diferença entre salário nominal, salário real e salário mínimo?
Salario nominal - É o salário recebido semanal, quinzenal ou mensal pelo cargo ocupado, sendo considerada apenas a parte fixa (salario base) fixado em contrato individual.
Salário Real é o pagamento que uma pessoa recebe, podendo ser todo mês ou a cada 15 dias pelo empregador, sendo que esta prestação é realizada em dinheiro. Com esse volume de dinheiro que recebe, ele tem o seu poder de compra, a quantidade de bens e serviços conseguidos a partir de seu salário.
Salário mínimo é o valor mais baixo de salario que os empregadores podem pagar legalmente aos seus funcionários pelo serviço prestado. Sendo assim é o menor valor que uma pessoa pode vender seu serviço.
* Conceitue administração de salários e explique de que forma organização busca o equilíbrio externo e interno?
A administração de cargos e salários é o conjunto de normas e procedimento importantes para estabelecer e/ou manter
...