A Gestão de pessoas
Por: arianaalima • 9/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 723 Palavras (3 Páginas) • 853 Visualizações
1) A partir de 1930, na fase legal da Gestão de Pessoas, ocorreram significativas alterações nas relações de trabalho devido as intervenções do governo de Getulio Vargas nas questões trabalhistas. Considera-se nesta fase que a natureza do trabalho era legal, disciplinadora, punitiva e paternalista.
A) Comente cada uma das características acima.
Quando Getúlio Vargas assumiu o governo, foi criado o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio, a fim de tratar das dificuldades trabalhistas. No ano seguinte de seu mandato foi criado o Departamento Nacional do Trabalho, para que promovesse medidas de previdência social e melhorar as condições de trabalho. O chefe de pessoal era um profissional que cuidava das atividades burocráticas e disciplinares, basicamente um administrador, a qualidade e bem-estar dos trabalhadores não importava muito para esse chefe pessoal. Tudo isso era regido através das regras e normas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
B) Quais os importantes acontecimentos ocorreram nesta fase? Comente.
Em 1937 a nova Constituição atrelou os sindicatos do Estado e proibiu as greves. Em 1940 foi criado o imposto sindical. Em 1943 surgiu a Consolidação das Leis do Trabalho. A criação da Carteira profissional de trabalho, regulamentação de horário de trabalho, definição do direito de férias.
2) Dependendo da organização a área de gestão de pessoas pode estar em diferentes níveis na estrutura da organização, podendo estar inclusive em nível de assessoria. Nesse caso podemos dizer que a administração de pessoal é "responsabilidade de linha e função de assessoria ou staff "
A) diga o que significa a frase "administração de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.
Esta frase diz que quem administra o pessoal é cada gerente ou chefe dentro de sua área de atuação. O chefe toma todas as decisões a respeito de seus subordinados, é ele quem decide sobre as novas admissões, promoções, transferências, avaliações de desempenho, mérito e etc. Cada chefe tem a autoridade para decidir, agir e comandar. Mas para que os chefes atuem de maneira consistente em relação aos subordinados, é necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar aos chefes a devida orientação, normas e procedimentos, sobre como administrar seus subordinados. O órgão de staff também deve prestar serviços de recrutamento, seleção, treinamento, análise e avaliação de cargos, suprindo também seus chefes com propostas e recomendações deles decorrentes para que os mesmos possam tomar as decisões adequadas.
3) Vimos que o empowerment e o downsizing são ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas atualmente.
A) Diga o que é empowerment.
O empowerment visa dar poder e autonomia aos colaboradores no desenvolvimento de suas atribuições na empresa. Há empresas que conferem aos seus funcionários a autonomia para que eles mesmos possam diagnosticar, analisar e propor soluções para determinados problemas ligados a organização.
Através desta ferramenta, os colaboradores liberam-se para que atuem com mais autonomia, autoridade e responsabilidade, utilizando suas competências e habilidades.
...