A Gestão do Bloco K nas empresas
Por: VANESSAvitor • 18/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 297 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A gestão do Bloco K nas empresas
O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED consiste na modernização sistemática do cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes. Foi criado com o objetivo de promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
Para aumentar o nível de controle sobre o processo produtivo e melhorar a fiscalização o CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária publicou no Diário Oficial da União o Ajuste Sinief nº 25/2016 em 15 de Dezembro de 2016, incluindo a obrigatoriedade de escrituração do Bloco K – Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque pela EFD.
A escrituração do Bloco K é obrigatória para os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas e se destina a prestar informações mensais da escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção, bem como às quantidades referentes aos estoques de mercadorias.
Desse modo, é necessário novo realinhamento interno para analisar os processos e a gestão dos estoques e da produção para possíveis adaptações nas rotinas das empresas e adequar-se ao Bloco K, pois serão exigidas informações detalhadas que vão reunir mensalmente dados sobre as quantidades em estoque das matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados dentro dos estabelecimentos industriais, bem como informações sobre o quanto foi produzido e ainda sobre o consumo dos componentes utilizados ao longo do mês. Entretanto, algumas empresas não estão preparadas para atender a essa obrigação
...