A Gestão do Conhecimento
Por: MGabiGoicochea • 9/3/2023 • Trabalho acadêmico • 960 Palavras (4 Páginas) • 61 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CARLOS VINICIUS DOS SANTOS
LUCIANO FERNANDES
MARILIA GABRIELA FERREIRA
TRABALHO I – GESTÃO DE CONHECIMENTO
GRUPO LURIA
Rio de Janeiro - RJ
2018
1) Imagine que lhe seja perguntado o que é Gestão de Conhecimento. Como você responderia esta pergunta em poucas palavras?
Segundo a nossa compreensão a Gestão do Conhecimento envolve a capacidade de se criar conhecimento e a forma como o mesmo será multiplicado, possibilitando difundir o conhecimento em toda empresa e aplicá-lo. Então a forma como o conhecimento vai ser gerenciado pela Instituição pode ser caracterizado como gestão do conhecimento.
2) Defina dado, informação e conhecimento.
Dado.
Segundo (VIEIRA, 2016) o dado é parte de uma informação sob a qual se tenha algum conhecimento prévio, pois é um elemento ou base para a formação de um juízo. Em alguns casos funciona como ponto de partida para a formação de um novo juízo de valor com respeito a um novo conhecimento.
Exemplo de dados:
- idade;
- nome.
Informação.
Informação é um conjunto de dados inseridos em um contexto que apresenta um determinado significado para o sistema. A informação depende de um conjunto de dados coordenados e organizados de forma significativa.
Exemplo de informação:
- nomes + idades+ turma: no caso os nomes e idades pertencem a alunos de uma determinada turma (informação).
Conhecimento:
O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou aprendizagem (a posteriori). No sentido mais lato do termo, trata-se da posse de múltiplos dados inter-relacionados que, por si só, temum menor valor qualitativo.
Segundo (DAVIS e DE MORAES RAMOS DE OLIVEIRA, 2010) para Piaget o conhecimento é formado através das interações do sujeito com o mundo a partir de processos de Equilibração Majorante. É caracterizado pelo processo de equilíbrio e desiquilíbrio, este apresenta dois mecanismos conhecidos como assimilação e acomodação. Quando há um desiquilíbrio a partir de alguma mudança no ambiente o sujeito faz uso dos dois mecanismos para retornar para o seu estado de equilíbrio, assim formando um novo conhecimento.
Exemplo:
Aquela informação citada no segundo exemplo gera um conhecimento que aquela turma do 2º período tem mais mulheres que homens.
3)Faça uma descrição da criação do conhecimento a partir do conceito de Dialética – inclua breve histórico de sua origem.
Taukechi e Nonaka (2009, p. 22) dialogavam que:
O raciocínio dialético aprecia o paradoxo, como exemplificado pela aceitação do que um leigo provavelmente veria como um conceito contraditório - a interdependência de opostos, a interpenetração de opostos e a união de opostos. Em outras palavras, a dialética aceita o que aparenta estar nas extremidades opostas - por exemplo, masculino e feminino, vida e morte, bom e mau, novo e velho - como interdependentes, interpenetrantes e unificados.
Como no raciocínio dialético, a criação do conhecimento aceita o que aparenta ser oposto - por exemplo, o conhecimento tácito e explícito - e tenta sintetiza-los transformando-os e os unindo para transcender a realidade existente. A nova realidade é criada através da síntese, que é um processo contínuo e dinâmico que reconcilia e transcende os opostos em outras palavras, o processo envolve a utilização de uma tese (A) é uma antítese (B) para criar uma nova realidade (C). C é separado e independente de A e B, não algo intermediário entre A e B. O que torna a criação do conhecimento complexa é o fato de que a síntese tem que ocorrer em base contínua (como indicado pelo ziguezague e o padrão espiralado e através de uma multinacional de opostos.
Há uma criação de um argumento onde ele é refutado para obter um novo conhecimento, sendo esse processo infinito até se chegar a uma resposta cada vez mais próxima da verdade.
A dialética segundo a WIKIPÉDIA:
Até hoje, não foi definido quem teria sido o fundador da dialética: alguns acreditam que tenha sido Sócrates, e outros, assim como Aristóteles, acreditam que tenha sido Zenão de Eleia. Na Grécia Antiga, a dialética era considerada a arte de argumentar no diálogo. Atualmente é considerada como o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.
...