A Gestão do Conhecimento
Por: financeirojoice • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Acho que as empresas têm dificuldade de inovar por vários motivos, mas o principal é que inovar dói, dói porque exige muito mais esforço de negociação com outras áreas da empresa, e assim por diante. A inovação precisa de bons agentes de mudança. Se eles não existirem, o exercício deixa de ser estimulante para ser completamente frustrante. Os movimentos estão se ampliando, mas vejo ainda dificuldades em torná-los algo realmente concreto dentro da empresa.
Acho que a cultura é um grande entrave, um dos principais obstáculos à inovação nas empresas é sem dúvida a cultura do imediatismo. Inovação é um processo gradual que demanda dedicação, tempo e investimento, raramente provendo resultados instantâneos. Quando o único foco é a entrega das metas do mês ou do trimestre, esforços relacionados com inovação são frequentemente deixados em segundo plano: é mais seguro continuar trabalhando da mesma maneira nas tarefas cotidianas do que tomar o risco em explorar novos mercados, tecnologias ou processos.
Apesar de ser considerada uma importante ferramenta estratégica, para que uma inovação ocorra, deve-se superar o campo das ideias e ser executá-la de forma exitosa. Na maioria das empresas se pensa em muitas coisas diferentes e grandes idéias são geradas, mas não valem nada se não houver um processo ou um valor que conduza isso a implementação e caracterize, portanto a inovação. Apenas o processo de implementação não basta se não existir na cultura o valor de tentar e muitas vezes arriscar.
Fontes:
* http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2004/187.htm
* http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2004/187.htm
* http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo04.htm
...