A Gestão do Conhecimento
Por: CibellyFreitas • 21/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Administração
Professor: Ms. Rodrigo Rodrigues
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Produção de Trabalho Acadêmico Elaborado a Partir das Etapas da ATPS
Acadêmicos (as): Joelia Veneranda Quaresma – RA: 385826
Maria Jeciane dos Santos Sampaio– RA: 385138
Ronne-Here Reis da Silva – RA: 388134
Antonio de Padua da Rocha Freitas Neto - RA: 385469
Luiz Carlos– RA: 387264
Floriano – PI
2012
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento é um meio de estimulo para as pessoas nas organizações e que essas passam a produzir informações e também usufruírem delas.
Para Rossato, 2006, p.10, gestão do conhecimento é um processo continuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. Então, podemos afirmar que o conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional.
Enquanto para Terra e Gordan (2011) a gestão do conhecimento vai mais além do que investir em tecnologia ou gerenciamento da inovação.
Um exemplo interessante é a pesquisa de comportamentos de clientes, pois quando se obtêm informações deste tipo, elas podem ser incorporadas aos produtos ou serviços, gerando customizações e inovações, gerando resultados mais bem sucedidos do que aqueles tradicionais questionários de satisfação do cliente.
Questões:
- Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Proporcionando um ambiente que estimule a participação de todos os colaboradores, onde eles possam expressar suas ideias e conhecimentos inovadores por meio de reuniões e debates.
- Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Implantando e utilizando com eficiência os recursos da tecnologia da informação, organizando e disponibilizando as informações de modo que todos possam ter acesso.
- Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Uma maneira de reter o conhecimento, primeiramente seria identificar as competências de cada funcionário. Em seguida criar um banco de dados para armazenar todas as ideias e sugestões de acordo com as competências como resultados das reuniões, debates e treinamentos.
- Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento – Processo SECI- e faça um desenho ilustrativo.
O conhecimento é amplificado passando pelos quatro modos de conversão conforme descrito a seguir:
[pic 2]
Socialização
É um processo de compartilhamento de experiências e apartir dai, da à criação de conhecimento tácito como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas, ou seja, tem como objetivo compartilhar o conhecimento tácito.
O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem experiência compartilhada é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro individuo.
Externalização
É um processo de articulação do conhecimento tácito para explícito. A externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos apartir do conhecimento tácito. É neste modo que o conhecimento tácito que é pessoal, especifica do contexto e difícil de formalizar e comunicar aos outros, é convertido em conhecimento transmissível e articulado. Quando a expressão adequada não pode ser encontrada as metáforas e analogias tornam-se ferramentas uteis.
Combinação
Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explicito. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões conversas ao telefone ou redes de comunicação, computadores. A criação do conhecimento realizada através da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.
Internalização
É o processo de incorporação do conhecimento explicito no conhecimento tácito e está intimamente relacionada a aprender fazendo. Por exemplo; se ler ou ouvir uma história de sucesso faz com que alguns membros da organização sintam o realismo e a essência da história, ou seja, a experiência que ocorreu no passado pode se transformar em um modelo mental tácito.
ESPIRAL DO CONHECIMENTO
A teoria da “Espiral do Conhecimento” para a criação do conhecimento organizacional parte da premissa que o conhecimento humano é criado e se expande através de interesses sociais. Assim as formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento.
EFEITOS DE INOVAÇÃO
Entender o conceito inovação e pratica-la demanda tempo, dedicação e investimentos. As inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.
Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas em primeiro lugar tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da empresa. A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação do conhecimento em toda a empresa.
...