A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM TEMPOS E SITUAÇÕES DE CRISE
Por: Lorena Brito • 14/6/2020 • Dissertação • 340 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
[pic 1]
Curso de Engenharia Civil
LORENNA BRITO OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM TEMPOS E SITUAÇÕES DE CRISE
VITÓRIA DA CONQUISTA- BA
2020
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM TEMPOS E SITUAÇÕES DE CRISE
A liderança é uma ferramenta imprescindível para que se possa ter sucesso no comando e desenvolvimento de uma empresa. Ela é o “combustível” que leva todos adiante e faz com que tudo funcione corretamente com seu máximo desempenho. Em tempos de crise, a liderança tem esse seu papel colocado em maior evidência e visibilidade, pois é caracterizando como um momento problemático para a empresa. É o período em que todos os colaboradores deverão se unir e buscar as soluções mais viáveis para resolver os contratempos que surgem durante esta situação, para convergir estes esforços, não há ninguém melhor que um bom líder, que não permite que sua função se abale por conta dos obstáculos que aparecem.
Como se sabe muitas vezes a autoridade formal, o chefe, não tem essa característica de liderança diante dos seus colaboradores e por isso é necessário que ele perceba isso não só nesse momento problemático mais durante toda a trajetória dessa empresa, para que possa encontrar dentre os seus funcionários um líder para juntamente alinhar um método para motivar, organizar, delegar, enfim liderar, toda a sua equipe para o bom desenvolvimento e funcionamento do negócio, trazendo assim os resultados esperados mesmo em tempos difíceis. O que se busca nessa situação é que a liderança seja a inspiração, a motivação que vai impulsionar ações em direção a melhor desempenho desse negócio de forma criativa e sanando da melhor forma as possíveis percas desse momento delicado.
Portanto, é crucial que o líder esteja firme, seguro e busque sempre os caminhos mais sensatos em direção às soluções de problemas. Com razões claras, métodos bem definidos, olhar crítico, transparência, humildade para aprender com seus erros e subordinados. Um líder bem preparado e coerente gera confiança dos colaboradores, que por sua vez, se sentirão mais próximos e determinados por um propósito em comum fazendo com que essa “tempestade” passe sem grande ou nenhum dano.
...