Como administrar em tempos de crise
Por: SuelenRuckhaber • 5/10/2015 • Relatório de pesquisa • 493 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
Resumo do debate realizado na Anhanguera, dia 09/09/15
Como Administrar em tempos de crise?
Como todos sabemos, o Brasil está enfrentando tempos difíceis, mais conhecido como um tempo de crise. Com o aumento da inflação, os impostos e consequentemente o preço das mercadorias se tornou elevado, dificultando a aquisição de bens pela população. As dívidas e os empréstimos então aumentando cada vez mais, e a escassez dos empregos está mais próxima que imaginamos, acredito que uma boa parte da população já venha sentindo essa mudança.
Conforme foi debatido durante a palestra de quarta, existe uma enorme dificuldade de manter o mercado estável, continuar investindo e “tentando segurar as pontas”. Com o valor elevado das mercadorias e até mesmo dos bens de consumo fundamentais, como os alimentos, estão com preços inacessíveis, então acabamos diminuindo o consumo e priorizando o essencial, consumindo apenas oque realmente é necessário.
Um dos convidados para participar do debate, foi a gerente de um dos Hotéis mais conceituados do município de Passo Fundo, e ela pôde nos dar uma ideia de como a crise está ocorrendo na prática, através das vivências do seu dia a dia. Nas palavras dela, mesmo com a crise batendo na porta ela jamais deixa de investir em seu negócio, tratar seus clientes da melhor forma e fazer de tudo para que eles voltem a se hospedar em seu Hotel, pois oque ela não pode nesse momento é perder clientes, e sim fidelizá-los.
Assim, muitas empresas e muitos comércios estão fazendo, tratando seus clientes da melhor forma e os influenciando de voltar a seus estabelecimentos. Não é fácil manter um negócio com o mesmo rendimento diante desta crise que estamos enfrentando, mas existem maneiras de amenizar. Essas maneiras precisam ser utilizadas pelos empresários para continuar alcançando o sucesso esperado.
Esse tema tão comentado gerou várias discussões, pois cada setor é afetado de uma maneira distinta. Alguns setores certamente são mais atingidos, como vendas, produção e etc, setores menos afetados são aqueles de necessidade básica como alimentação e saúde, então cada um se encaixa em algo e por isso surgem opiniões diferentes sobre o país estar em crise ou não.
Em minha opinião sobre o assunto, a crise se tornou muito mais um marketing do que realmente uma crise, os preços das mercadorias e os impostos sempre foram abusivos, isso apenas está sendo mais salientado pela mídia. Se alguém realmente quiser uma mudança nesse quadro, é necessário mudar os conceitos sobre o governo atual e não se aliar a essa crise.
A compra de um veículo novo nas condições em que estamos vivendo, é auxiliar o governo a aumentar mais os impostos e dar um empurrãozinho para que isso se torne cada vez mais comum, pois o brasileiro já se adaptou a esse cenário. Este é apenas um exemplo de muitos que acontecem em nosso país. Reclamar é sempre mais fácil do que realmente fazer algo para melhorar, agora é o momento de economizar e mostrar que somos um país forte, mesmo perante a “crise”.
...