A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS-CRISE ECONÔMICA DE 2008
Por: Natsha00 • 19/10/2017 • Artigo • 3.335 Palavras (14 Páginas) • 393 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
HENRIQUE FABIAN VIANA TENÓRIO
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS-CRISE ECONÔMICA DE 2008
MACEIÓ-AL, 2013.[pic 1]
Henrique Fabian Viana Tenório
A importância da logística para as empresas brasileiras no contexto pós-crise econômica de 2008
Trabalho apresentado como requisito avaliativo do Curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá.
Professora Orientadora: Sandra Calheiros de Melo.
Maceió, 2013.[pic 2]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 4
- A LOGÍSTICA – CONCEITO ............................................................................... 5
- O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSERIDO NO PROCESSO LOGÍSTICO ... 8
- A DISTRIBUIÇÃO NO PROCESSO LOGÍSTICO .................................................. 11
[pic 3][pic 4]
INTRODUÇÃO
A globalização e a aceleração da vida em sociedade e, consequentemente, da economia, ampliou em grandes proporções a importância da logística nas empresas em todo o mundo. Assim, as empresas passaram a buscar de maneira permanente estratégias de desempenho que visem economia nos processos produtivos, tornando a Logística uma das áreas centrais para as organizações no contexto atual de constantes das transformações.
A logística é capaz de atender a variadas demandas no processo de gerir uma empresa. Desde a operacionalização dos mecanismos internos até a obtenção do produto e, por conseguinte, seu fornecimento, de maneira que corresponda aos desejos do cliente a fim de garantir a competitividade.
Fazendo um contraponto com o Brasil, a partir da crise de 2008 que assolou a economia a nível mundial nos faz questionar as possibilidades de recuperação da economia brasileira. Nesse sentido apontamos a importância da Logística para a garantia de recuperação econômica e competitividade no mercado. Para tanto seria necessário o aprimoramento de tecnologias nos processos de produção e fornecimento, aliado ao incremento de capacitação profissional para a redução de custos destas empresas.
É com intuito de contribuir para esta discussão que o presente trabalho apresenta alguns conceitos de Logística; explorando, posteriormente, o contexto brasileiro a partir da crise econômica de 2008; finalizando com uma exposição acerca da importância que tem a Logística para proporcionar que as empresas brasileiras se ergam nesse momento e garantam a competitividade no mercado interno e externo.
- A LOGÍSTICA
A pesquisa terá um caráter exploratório, a partir de um estudo bibliográfico e qualitativo, a partir de artigos, dissertações e notícias de jornais e revistas, com a finalidade de proporcionar familiaridade com o tema proposto, possibilitando um maior conhecimento sobre a Logística e algumas de suas peculiaridades nas empresas brasileiras, na atualidade.
O presente trabalho tem por objetivo Entender a importância da Logística no funcionamento e competitividade das empresas brasileiras, no contexto pós - crise econômica de 2008.
A importância dessa pesquisa está no fato de que é primordial compreender a Logística e explorar o quanto ela é fundamental no funcionamento e desenvolvimento de uma empresa, principalmente no contexto brasileiro. Importa ainda, entender e discutir a eficácia da Logística para a garantia da competitividade das empresas brasileiras na atualidade globalizada, marcada por uma crise econômica que ora se coloca exposta e abertamente, ora é retraída e tida sob controle.
É necessário, antes de adentrarmos no contexto brasileiro, conceituarmos a logística. Esse conceito vem ganhando abrangência ao longo do tempo, pois a logística pode ser uma estratégia que venha a oferecer novas formas de colocar a empresa no mercado econômico e em bom lugar no quesito competitividade. Isso é algo que muito se busca para que seja alcançados objetivos como redução de custos e consequentemente melhorar os resultados.
De acordo com Antônio Galvão Novaes (2007), a origem do conceito está ligada às operações militares, que envolvem estratégias com equipes para a utilização de munições, equipamentos e socorro médico. O autor adota a definição do Concil of Supply Chain Management Professionals norte-americano,
logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2007, p. 35).
Ou seja, é um conjunto de ações que remetem a eficácia dos serviços das empresas. Pode-se apreender que esse processo pode viabilizar melhorias em diversas áreas. Para a oferta qualificada e segura dos produtos aos clientes, a Logística pode ser implementada no sentido de reduzir os custos da dinâmica que se executa desde a aquisição da matéria prima, produção e fornecimento das mercadorias.
Vários autores definem a logística. Rodrigues apud Rosa (2007), diz que, “o conceito de Logística pode ser entendido como adquirir, manusear, transportar, distribuir e controlar eficazmente os bens disponíveis”(p.21).
Assim, Rosa (2007), diz que,
neste cenário, a Logística que pode ser definida como a parte integrante do
processo da cadeia de suprimento que planeja, programa e controla o eficiente e efetivo fluxo produtivo, estoca os bens, dimensiona serviços e informações relacionadas e finalmente transporta mediante tarifações (fretes) do ponto de origem ao ponto de consumo, visando sempre atender aos requisitos dos consumidores se revela um recurso da maior importância às empresas, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros (ROSA, 2007, p. 18).
...