A IMPORTÂNCIA DA NORMA PADRÃO
Por: Andreia Oliveira • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
GESTÃO FINANCEIRA - BÁSICO
A IMPORTÂNCIA DA NORMA PADRÃO
Linguagem oral e Linguagem escrita
...............................................................................................................................
GUARULHOS
2018
A IMPORTÂNCIA DA NORMA PADRÃO
Linguagem oral e Linguagem escrita
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Financeira da Faculdade ENIAC para a disciplina Comunicação Empresarial.
Profª. Célia Regina Mistro
Guarulhos
2018
[pic 2]
.............................................................................................................
"Nós temos que tomar muito cuidado com remédio de uso controlado. Há médico que está receitando o medicamento controlado para quem está passando por um momento difícil, como a morte de alguém na família. No consultório me pedem sempre para receitar ansiolítico, antidepressivo... Eu converso com o paciente, não posso deixá-lo tomar um remédio que vai lhe dar falsa sensação de que está resolvendo um problema pelo qual ele está passando. Mas na verdade pode causar um problema maior ainda onde não existe."
PARECER
Após repassar o texto da linguagem oral para a linguagem escrita, podemos observar a diferença entre eles e a importância de entender cada um.
Entende-se que a linguagem oral é mais espontânea e informal, no texto podendo ser observado suas marcas em: “a gente, pra, tá causando, tá resolvendo, tem médico e problema maior ainda, de causar um problema onde não existe”, assim ficando evidente o uso de gerúndios, informalidade e repetição.
A linguagem escrita, por outro lado, deve ser empregada de maneira formal e requer conhecimento e uso da gramática. O texto quando repassado para a forma escrita, é empregado a concordância e coesão para deixá-lo claro e objetivo. Quando organizadas as frases, são observadas as seguintes mudanças: “a gente” passou a ser nós, “tá causando” passou a ser está causando, “tá resolvendo” passou a ser está resolvendo, “tém médico” passou a ser há médico e “problema maior ainda, de causar um problema onde não existe” passou a ser pode causar um problema maior ainda onde não existe.
Apesar da diferença entre as linguagens oral e escrita não podemos afirmar que uma é mais importante que a outra, sendo que há momentos que exigem uma linguagem falada extremamente cuidada, e também há situações em que uma linguagem escrita mais descontraída e próxima da oralidade é aceitável. É imporntante saber a diferença entre elas e o seu uso.
...