TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  30/9/2018  •  Monografia  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 21

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL: Vale Transfer LTDA

Bruno da Costa Mistura[1]

Bruno da Silva[2]

Iracema Schoening Pereira[3]

RESUMO

O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas.

PALAVRAS-CHAVES: A ABNT indica a inclusão de três a cinco palavras-chave, em português, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, separada por ponto final. São aquelas palavras que irão identificar o que será encontrado no texto.

Normas científicas. Intervenção empresarial. Formatação do trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Após um estudo feito na empresa Vale Transfer durante a disciplina de diagnóstico empresarial, empresa de administração familiar localizada na cidade de Brusque que possuía como ideia principal, representar da melhor forma as empresas da região na área têxtil.

Com o decorrer do tempo a empresa começou a ganhar mais força no mercado e perceber que poderia oferecer mais à seus clientes se ela detivesse a produção do transfer sublimático, produto que possuía mais demanda em seu escritório, não mais dependendo de terceiros, os quais não mais correspondiam ao padrão de qualidade que a empresa desejava oferecer aos seus cliente. Desde fevereiro de 2010 a empresa passou a ser além de representante, também produtora do transfer sublimático, produto utilizado em materiais confeccionados a partir de tecidos sintéticos. Assim, a empresa fortaleceu-se como produtora/fabricante, fazendo investimentos muito expressivos para montar seu parque fabril, sempre buscando a melhoria de processos produtivos e também administrativos, passando por uma reformulação total. Este esforço constante fez com que em 2011, não fosse mais necessário representar outras empresas, passando a ser auto suficiente no segmento de estampas e transfer sublimático, na região do vale do Itajaí e chamando-se agora de Vale Indústria e Comércio Ltda EPP..

 A primeira etapa do trabalho é a apresentar o resultado do diagnóstico empresarial, seguidos dos pontos fortes e oportunidades de melhorias. Em seguida, faremos a fundamentação teórica do assunto escolhido e apresentar a proposta de intervenção empresarial. Apresentaremos através de um embasamento teórico quais as medida deverão ser tomadas para otimizar o tempo, aumentar o número de novos clientes em novas áreas de atendimento através do televendas. Faremos isso seguindo as etapas do trabalho de intervenção.

É uma afirmativa que a empresa possui capacidade para expandir suas vendas e aumentar sua produção. Devido aos baixos pedidos por uma desaceleração da economia existe uma capacidade de produção ociosa e como não há tanto investimento na parte de vendas, esta acaba sendo uma oportunidade que elaborada de uma forma correta a atender a necessidade especifica pode e trará retorno e resultados positivos.  

2 RESULTADO DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Analisamos o funcionamento e os números da empresa durante o segundo trimestre, comparado com as informações do mesmo trimestre no ano anterior, desenvolvemos um trabalho de diagnóstico empresarial, para identificar quais os pontos fortes e quais os pontos a melhorar da empresa. Vimos que por mais organizada que seja, existem muitas melhorias a serem feitas, assim como pontos fortes a serem destacados. Dentre estas melhorias, grande parte delas são inviáveis, pois necessitam uma grande investimento de tempo e recursos que não trariam um terço de retorno à empresa, mas uma destas melhorias nos chamou muito atenção, este pertence a um setor de altíssima importância para qualquer empresa, o setor comercial. Deste setor vem a principal fonte de receita da empresa, as vendas, que vem muito de encontro ao que estudamos nestes sete semestres, quando discutimos sobre marketing, mercado nacional, economia, entre outras disciplinas que envolvem resultados da empresa ou seja, lucro.

Este problema não engloba diretamente uma área da empresa, uma atividade ou função específica, mas sim, um objetivo em comum de todos os envolvidos, o aumento das vendas, sucessivamente um aumento na produção e na saúde financeira da empresa.

2.1 PONTOS FORTES

Visitando todos os setores da empresa e seu funcionamento, identificamos vários pontos fortes que poderiam ser descritos neste trabalho, mas selecionamos os pontos que visivelmente enxergamos ao adentrar a Vale. O primeiro ponto que percebemos ao chegar na empresa é a estrutura física, grande prédio com uma enorme capacidade de aumento de estoque, maquinários ou demais serviços que futuramente a empresa queira prestar, além de bem localizada no centro de cidade, facilitando o acesso as demais cidades da região, não poderemos deixar de destacar, a tecnologia que é empregada na produção dos tranfer, possuem uma impressora robusta, rápida e autônoma, além de ter feito investimentos altíssimos para conseguir criar um perfil de cor próprio com reconhecimento internacional, o que permite mais assertividade na produção das folhas e vasta gama de possibilidades para atender aos mais diversos clientes e suas especificidades, chama a atenção pela sua alta capacidade produtiva.

   Ao conversar com os colaboradores, fizemos um questionamento padrão a todos, afim de atestar se a comunicação é da mesma linguagem e com o mesmo conteúdo a todos os setores da empresa, atestamos que todos estavam alinhados com a mesma informação. O último ponto forte encontrado na empresa, foi identificado a partir de uma conversa com a administradora, podemos perceber que a saúde financeira da empresa está saudável, possui 19 anos de mercado e por isso já se estabilizou financeiramente, o que se deve às diversas políticas voltadas a administração de recursos financeiros e aplicação deles em outras áreas.

2.2 OPORTUNIDADES DE MELHORIA

Ao contrário dos pontos fortes, os prontos fracos foram identificados somente através de conversar com a administradora, todos os pontos a melhorar dependem de um, que foi o escolhido para ser estudado. O primeiro ponto que identificamos foi o alto índice de rotatividade, em todos os setores da empresa, em especial o setor produtivo, tanto pelo não cumprimento da política de seleção e contratação quanto a baixa na produção, fazendo com os colaboradores fiquem desmotivamos e não procuram algo a desenvolver dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com