A Importância dos Direitos Humanos para o Administrador
Por: Jéssica Paim • 25/5/2021 • Artigo • 422 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
A importância da observância no cumprimento das normas dos
Direitos Humanos e Cidadania pelo Administrador
Buscar entender o panorama geral das violações dos direitos humanos e cidadania é fundamental para garantir o cumprimento das normas constitucionais, éticas e morais de terceiros, nessas ocasiões. Isto auxiliará o administrador quando no exercício de atividades que desafiem a integridade física e moral de seus subordinados.
Nos últimos anos houve significativa mudança no meio empresarial, empresas que antes eram focadas apenas em aumentar seus lucros, hoje tendem a se preocupar também com o contexto social em que atuam como influenciadoras diretas ou indiretamente.
Atualmente todas as empresas têm responsabilidade sobre a observância e efetividade dos direitos humanos. As empresas podem afetar positiva ou negativamente os direitos dos seus envolvidos, incluindo por exemplo, questões referentes à discriminação, assédio sexual, saúde, segurança, liberdade de associação (sindicatos), estupro, tortura, liberdade de expressão, privacidade, pobreza, comida e água, educação e habitação. No entanto sabe-se que muitas empresas têm sido acusadas de violações dos direitos humanos.
Nesse contexto pode-se citar:
Tortura e assassinatos: Na Amazônia mais de setecentos camponeses e defensores dos direitos humanos foram assassinados nos últimos trinta anos na fronteira do Pará, muitas das vítimas exerciam funções importantes em organizações de trabalhadores e eram defensores dos direitos humanos. Muitos desses conflitos se devem pela apropriação de terras públicas através da “grilagem”. Essas violações vão desde extração criminosa de recursos florestais, expulsão violenta e prisões de posseiros, extrativistas, ribeirinhos, indígenas. As violações agravam-se ainda mais com a prática de trabalho escravo que ocorre até hoje.
Discriminação: Nos EUA a Wal-Mart foi acusada em um processo de discriminar sistematicamente milhares de funcionárias mulheres.
Direitos trabalhistas: empresas estrangeiras que operam na Colômbia foram processadas por supostamente pagarem militares para intimidar e matar dirigentes sindicais.
Portanto, é possível concluir que o investimento em fiscalização (interna e externa) nas empresas, é indispensável para o cumprimento integral dos direitos humanos, nas relações empregatícias e comerciais das organizações privadas. Claro que violar os direitos significa altos custos para as empresas e as vezes até a prisão dos seus dirigentes, mas também prejudica a identidade e reputação da empresa. Assim como, uma empresa que promove direitos representa também ganhos empresarial, assim como ganho de identidade e reputação perante a sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIOVESAN, Flávia; TORELLY, Marcelo. Empresas e Direitos Humanos. São Paulo, Editora Jus Podivm, 2018.
EMPRESAS E DIREITOS HUMANOS – BREVE INTRODUÇÃO. Disponível em: https://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/nsa/arquivos/conectas_principiosorientadoresruggie_mar20121.pdf. Acessado em 01.11.2018.
EMPRESAS E DIREITO HUMANOS: UMA BREVE INTRODUÇÃO. Disponível em: https://www.business-humanrights.org/pt/empresas-e-direitos-humanos-uma-breve-introdu%C3%A7%C3%A3o. Acessado em 01.11.2018.
...