A Intralogística Melhores Práticas
Por: Leonardo Carvalho • 3/12/2021 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy
UNIGRANRIO
Armazenagem e Movimentação em Terminais
Intralogística – Melhores Práticas – AP3
Aluno: Leonardo Carvalho
Magé
2021
Sumário
1. Introdução 2
2. O conceito de Intralogística 3
3. Melhores Práticas 3
4. Cases de sucesso 4
5. Conclusão 5
6. Bibliografia 6
Introdução
A proposta deste trabalho é apresentar o conceito de Intralogística e estudar cases de sucesso de sua aplicação na indústria brasileira, suas melhores práticas e as ferramentas utilizadas na movimentação interna dessas empresas.
O conceito de Intralogística
De acordo com o artigo “Você sabe o que é a intralogística? Conheça a sua importância nos negócios ”, podemos extrair a seguinte definição de “Intralogística”:
“Intralogística ou logística in house, como também é conhecida, concerne a atividades de movimentação de materiais dentro das unidades fabris, armazéns e centros de distribuição ou galpão logístico. ”
Ainda de acordo com o mesmo artigo, a busca pela integração entre os sistemas informatizados de dados e os processos de manuseio e armazenagem dos itens conferem uma melhoria no fluxo dos materiais e, consequentemente, um aumento na produtividade da empresa.
Entre as principais vantagens da intralogística listadas pelo documento referido, podemos citar, além daquelas apresentadas acima: (i) A otimização de gastos, pois o mapeamento das despesas apontará os gastos desnecessários, que tendem a ser eliminados do processo; e (ii) A melhora na infraestrutura, vez que organiza as tarefas e aloca melhor os seus recursos.
3. Melhores Práticas
Para o sucesso da adoção da intralogística como solução para o negócio, é fundamental a adoção de algumas boas práticas no ambiente da empresa, dentre as quais citamos:
- Compliance: é fundamental que a empresa que se candidata a adotar a intralogística em suas unidades a observância dos aspectos legais e normativos, de forma a não se submeter a nenhuma irregularidade junto aos órgãos reguladores. Para tanto, torna-se relevante a adoção de medidas que garantam a observância e conformidade da instalação às leis e normas vigentes.
- Confiabilidade do estoque: uma das consequências da adoção da intralogística é o aumento considerável da movimentação de materiais proporcionada pelos ganhos de eficiência e de produtividade da unidade. O registro correto e atualizado dos materiais torna-se condição essencial para o devido monitoramento e controle dos materiais.
- Automação: para a promoção de um ganho de produtividade em proporções que impactem a competitividade da empresa é necessário lançar mão da automação nas unidades de movimentação e armazenagem, de forma a conferir níveis de regularidade não auferíveis pela mão de obra humana. Para isso é necessário investir em maquinário e equipamentos que irão não somente padronizar, mas também acelerar a movimentação interna dos materiais.
4. Cases de sucesso
Para exemplificar como a intralogística tem impacto na gestão da movimentação interna e na produtividade das empresas, apresentaremos a seguir alguns exemplos de empresas que adotaram soluções de intralogística em seus negócios:
- Natura: de acordo com o Artigo: “Conheça 5 empresas exemplos em logística”, a gigante brasileira do mercado de cosméticos adota o conceito de armazém vertical em seus centros de distribuição, conforme a figura 1 abaixo:[pic 1]
Figura 1 – Armazém vertical da Natura
O equipamento, inteiramente integrado ao software de ERP da empresa, constitui-se em importante ferramenta de gestão de estoque e movimentação de cargas.
- Havan: De acordo com informações da empresa SSI Schaefer, responsável pela instalação da solução de sistema de transelevadores utilizado no Centro de Distribuição da Havan, localizado em Barra Velha/SC:
...