A LIDERANÇA FEMININA
Por: Ana Cris Bueno • 29/10/2016 • Artigo • 3.366 Palavras (14 Páginas) • 229 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO
ADMINISTRAÇAO
ROSANA BENTO DE MOURA
LIDERANÇA FEMININA
CORNÉLIO PROCÓPIO-PR
JUNHO/2016
ROSANA BENTO DE MOURA
LIDERANÇA FEMININA
Proposta para Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração da Faculdade Educacional de Cornélio Procópio- PR.
Orientador: Ademir Tenerelli
CORNÉLIO PROCÓPIO
JUNHO/2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇAO
- HIPOTESES
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVOS
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
- CRONOGRAMA
- ORÇAMENTO
REFERENCIAS
APÊNDICE
Resumo:
Este trabalho aborda a questão da liderança feminina, tendo como base um estudo de caso com um exemplo de líder feminino que ocupa o cargo de diretoria de uma faculdade particular de Cornélio Procópio. Tendo como objetivo principal analisar quais são as principais características de uma líder, o presente estudo teve como base o método dedutivo, levando em conta pesquisas bibliográficas e um questionário aplicado com a diretora da organização educacional. A partir dos dados analisados foi possível traçar um perfil com as principais características de uma líder feminina.
Palavra-chave: Líder; feminina; perfil de uma líder; conquista.
1 Introdução
O tema que será tratado é a liderança feminina, baseado em estudos,pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e questionário , mostrando o avanço das mulheres dentro dos campos administrativos, no qual a figura feminina destaca-se cada vez mais afirmando assim que a mulher tem grande capacidade ativa nas suas carreiras.
Dentre os avanços da mulher, há de se dizer que o papel preponderante que elas desempenharam em vários momentos possui um significado mais forte, sobretudo, quando este é realizado em âmbitos, como a gestão de um império ou um comando militar, este é um exemplo de gestão e liderança feminina, porém, não convém adentrar neste assunto, pois foge da questão principal. Pois sabemos que, em muitas civilizações, a mulher foi encarada como um ser de limitações sociais e sem virtudes políticas; Grandes mulheres têm mostrado que as suas habilidades e capacidades, não podem jamais ser subestimadas. Poderíamos mencionar muitas mulheres com exemplo de liderança, desde a idade media até a era moderna.
Dentro do histórico, que estamos abrangendo desde as mais remotas civilizações, a figura da mulher foi encarada com fascínio e medo, e desde esse tempo também como uma figura quase incapaz, na liderança. Sendo que hoje isso foi posto por terra e comprovado a capacidade ativa dentre os campos e principalmente a figura administrativa feminina.
Entre os vários fatores que levaram as mulheres à liderança, a necessidade de administrar foi um deles, fazendo com que a figura “mulher”, ganhasse esse campo abrangente conquistando varias lideranças, ao longo dos tempos.
A análise da mulher administrativa sob o enfoque de liderança levara ao entendimento que administrar para a mulher não é um fardo, pois durante muito tempo ela foi criada para administrar sua casa e sua família, que não é muito diferente, de uma empresa, ao compararmos as cobranças do marido e dos filhos, a competição acirrada entre eles, para chamar a atenção, cada um pedindo algo diferente ao mesmo tempo, durante uma jornada muito pesada, consegue atende-los com carinho e dedicação. Talvez por isso ela se sinta tão a vontade e se destaque em cargos administrativos, pois desde cedo exerce essa função dentro dos próprios lares.
Não obstante, as mulheres também enfrentam obstáculos específicos, especialmente a limitação ainda existente dentro do o mercado de trabalho.
Isto posto, questionou-se, quais são as principais características de uma liderança feminina?
2. JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa nasceu do interesse pessoal da pesquisadora, em mostrar o avanço da mulher, como líder feminina, bem como a mesma tem grande capacidade de administrar uma família, ou uma empresa. Mostrar a flexibilidade, que a mesma tem de sobressair, mesmo com suas funções particulares.
O interesse neste tema surgiu devido, a um trabalho temporário, na função social, onde me envolvi com mulheres que trabalharam como “serventes de pedreiros”, e que na maioria das vezes, alem de serem ”do lar”, desenvolvia seu trabalho, este que por sua vez, seriam comuns para homens.
Entretanto, ai surge o grande passo, na liderança feminina, até as funções, que antes apenas “homens” faziam, hoje elas estão à frente.
3 OBJETIVO
Portanto o objetivo geral foi analisar quais são as características de uma liderança feminina. Para tanto, os objetivos específicos foram: investigar na literatura a historia de importantes mulheres na área administrativa; entrevistar uma líder de sucesso da cidade de Cornélio Procópio; traçar um pequeno perfil com as principais características de uma líder.
Entretanto, apresentar a importância da visibilidade, da questão da mulher, na liderança administrativa e pequeno esboço na política, e a importância da mulher nas empresas.
4 HIPÓTESES
1. Em busca de uma satisfação pessoal, a mulher tem desempenhado cada vez mais o papel de líder no universo empreendedor.
2. A crise financeira motivou mulheres a tomar a frente da criação e desenvolvimento dos negócios.
3. Muitas mulheres tomaram como forte impulso para tornar-se empreendedora a percepção de oportunidade de mercado.
Entretanto, apresentar a importância da visibilidade, da questão da mulher, na liderança administrativa e pequeno esboço na política, e a importância da mulher nas empresas.
5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Preliminarmente serão desenvolvidas leituras referentes a vida de mulheres lideres, referente ao seu desenvolvimento e evolução, conceituações e características que lhe são peculiares. Serão apreciados materiais no intuito do tema para que se possa verificar um apanhado mais verossímil acerca do assunto.
...