A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Roberta_2096 • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
O conceito de liderança consiste basicamente, na capacidade que algumas pessoas têm de exercer influência sobre outras pessoas, a cerca de ideias e comportamentos.
Nas organizações, liderança muitas vezes pode ser confundida com chefia ou gerência, mas gerência trata-se apenas de fazer com que as pessoas cumpram as normas e objetivos estabelecidos, ou seja, a gerência obtém das pessoas aquilo que já se espera que seja cumprido. O líder em contrapartida, é independente das normas, e não lança mão das possíveis consequências de não cumpri-las. A liderança é o que torna possível o trabalho em equipe, por meio de sua influência, o líder consegue traçar uma direção para o grupo, faz com que as pessoas cooperem, e consegue que haja uma união de interesses, objetivos e percepções.
O líder precisa de liderados para realizar metas, ou vice e versa. Só é possível a liderança quando existem liderados que aceitam serem influenciados por algum motivo, seja ele qual for. Liderar é diferente de oprimir ou coagir seus liderados, é fazer com que um determinado grupo de pessoas busquem objetivos comuns. Deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para que assim possa ter condições de fazer um processo de liderança com sucesso. Esse processo não se trata apenas de técnica a ser aprendida, mas sim uma atitude para ser vivenciada, pode-se dizer que, para se tornar um verdadeiro líder, não adianta mudar apenas maneira de agir, é preciso mudar a maneira de pensar.
ESTILOS DE LIDERANÇA
Notou-se que o sucesso de uma organização era proveniente de uma boa liderança e, devido a isso surgiu a necessidade de compreensão desses diferentes modelos de líderes, para isso foram realizados diversos estudos.
Para Chiavenato (2006, p.18-19), a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. Ele descreve três estilos:
- Liderança autocrática: o líder impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste.
- Liderança liberal: É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.
- Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos.
ATRIBUTOS DE UM LÍDER
A habilidade de produzir visões, apesar de importante não é o único atributo de um líder. Para Fiorelli (2013 p. 204-205) há outros atributos que nos dá uma referência da maneira como ele se ajusta emocionalmente de acordo com os desafios e mudanças crescentes, são eles:
- Habilidade Interpessoal
- Autoconhecimento
- Convicção
- Autoconfiança
- Comportamento de Líder
HABILIDADES ESSECIAIS PARA A LIDERANÇA MODERNA
Para que a organização atinja sua missão e visão, o líder moderno deve possuir algumas habilidades fundamentais:
- Ser capaz de conscientizar e motivar sua equipe;
- Ter vocação para articular, coordenar e interagir;
- Saber utilizar os principais conceitos, metodologias, modelos de gestão de projetos, equipes, sistemas, funcionalidades e canais;
- Ter visão sistêmica, integral e vasta sobre a diversidade inerente ao contexto de negócios;
- Ser o exemplo do que se quer ter na empresa como profissional.
ABORDAGEM DAS TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
A Teoria dos Traços - O foco principal desta teoria é a identificação dos traços e das características individuais dos líderes
Teoria Da Liderança Comportamental - Esta teoria buscou verificar não o que os líderes eram, mas sim o que faziam
Teoria da Liderança Contingencial - O foco da Teoria Contingencial enfatiza que, para ser eficaz, o estilo de liderança tem de ser adequado à situação.
...