A Logística Reversa de Medicamentos
Por: Hânnely Camargos Coimbra Monteiro • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 5.170 Palavras (21 Páginas) • 220 Visualizações
H NNELY CAMARGOS COIMBRA MONTEIRO
THIAGO DOS SANTOS SILVA
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS:
O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE
TEÓFILO OTONI (MG)
FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI
TEÓFILO OTONI - MG
2018
H NNELY CAMARGOS COIMBRA MONTEIRO
THIAGO DOS SANTOS SILVA
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS:
O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE
TEÓFILO OTONI (MG)
Artigo Científico apresentando ao Curso de Administração das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em Administração.
Área de Concentração: Logística
Orientadora: Profª. Msc. Ayesha Schwartez Souza
FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI
TEÓFILO OTONI - MG
2018
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1 LOGÍSTICA 6
1.1 Logística Empresarial 6
1.2 Logística Reversa 7
1.2.1 Fatores que corroboram para a admissão da logística reversa pelas empresas 9
1.2.2 Descarte medicamentos: consequências e possibilidades 10
1.2.3 Legislação e práticas no Brasil 13
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E TÉCNICOS 15
2.1 Classificação da Pesquisa 15
2.2 Análise dos Dados 16
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 20
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI (MG)
Hânnely Camargos Coimbra Monteiro
Thiago dos Santos Silva
RESUMO
A proposta deste artigo é pesquisar a promoção de políticas de Logística Reversa nas empresas e a divulgação da mesma, na cidade de Teófilo Otoni. Visto que o descarte inadequado de medicamentos pode causar diversos impactos ambientais, para desenvolver este tema foram realizados questionários para a coleta de dados, a fim de perceber se haveria conscientização da população abordada acerca do tema. Também foi aferido as farmácias que são referência na cidade, que foram submetidas a um questionário para averiguar se há preocupação sobre as logísticas reversas, mas em segundo momento especificou-se, a partir dos resultados, em apenas uma, a Indiana. Com isso foi possível compreender que não há entendimento da população sobre o tema mas, que a empresa abordada possui tal política e projetos para melhorar a logística reversa atual e o descarte de medicamentos. Entretanto não há divulgação dessas práticas a quem é parte inerente do processo, o cliente.
Palavras-chave: Logística Reversa; Descarte; Medicamentos; Meio Ambiente.
INTRODUÇÃO
O presente artigo intitulado como “Logística Reversa De Medicamentos: O Descarte de Medicamentos na Cidade de Teófilo Otoni (MG)” foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de curso de Administração, com área de concentração em Logística.
O artigo objetivou verificar a promoção de políticas de Logística Reversa nas empresas e a divulgação da mesma, na cidade de Teófilo Otoni, através da aplicação de questionários para obtenção de dados e revisão bibliográfica.
As demandas ambientais têm se tornado motivo de vários debates e discussões por todo o mundo. As fontes naturais estão se esgotando, o próprio ar já não é mais puro, e de forma lenta e gradual tudo está se acabando (GRECCO, 1998).
O descarte inadequado de medicamentos é um dos fatores que tem contribuindo não só com degradação do meio ambiente, mas causando riscos consideráveis a saúde humana. Pesquisas realizadas têm apontado à presença de resíduos de medicamentos nas águas e solo, causando efeitos adversos a saúde, seja humana ou de espécie animal (BILA; DEZOTTI, 2003).
O desperdício de medicamentos tem vários precedentes, dentre as quais se destacam: a dispensação de medicamentos além da quantidade exata para o tratamento do paciente, a interrupção ou mudança de tratamento, a distribuição aleatória de amostras-grátis; e o gerenciamento inadequado de estoques de medicamentos por parte das empresas e dos estabelecimentos de saúde (ANVISA, 2009).
Além do descarte de medicamentos em desuso no lixo doméstico, a própria eliminação urinária ou fecal pode ser considerada uma fonte causadora da presença de fármacos na natureza (UEDA et al., 2009). Entretanto, neste artigo, serão abordadas apenas as causas e impactos do descarte doméstico de medicamentos.
Assim, torna-se imprescindível a utilização da Logística Reversa de modo que venha contribuir com o descarte desses medicamentos, buscando diminuir ou até mesmo dissipar com esse problema na sociedade.
O artigo a seguir irá tratar, em seu primeiro capítulo, do progresso da logística até chegar à logística reversa de medicamentos, os fatores que corroboram para a admissão da logística reversa pelas empresas, causas e consequências do descarte de medicamentos e por fim a legislação e práticas no Brasil.
No segundo capítulo será abordado sobre a pesquisa feita para obtenção dos dados, análise dos mesmos e a metodologia
...