A Logística de Canteiro
Por: augusteralocci1 • 3/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
COLÉGIO TABLEAU DE CAÇAPAVA
Augusto Batista Sobrinho de Oliveira Locci
Ana Letícia Ramos
LOGÍSTICA – TRABALHO DE MÓDULO
Caçapava-SP
2019
SUMÁRIO
2.0 Logística na construção civil..................................
2.1. Quais são os primeiros relatos de atividades logísticas?........................
2.2. Crie exemplos de algumas vantagens da logística considerando o custo, tempo, qualidade e flexibilidade..............................................................
2.3. O que é um canal de distribuição?.......................................................
2.4. O que é Supply Chain Management (SCM)..............................................
2.5. Qual é a importância da armazenagem?.............................................
2.6. Explique o que é um SKU...................................................................
3. CONCLUSÃO....................................
4. BIBLIOGRAFIA...........................................
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho busca adquirir conhecimento e aprimoramento referente ao processo logístico, além de conhecimento sobre os princípios fundamentais deste processo e como implementá-lo de forma sistêmica, para o aproveitamento total deste processo, proporcionando desta forma uma condição segura e rentável para as organizações.
2. RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Logística de canteiro
O primeiro plano é o planejamento e as analises das necessidades.
Na construção civil temos isso em projetos onde avaliamos os acessos, disponibilidade dos equipamentos e limitações.
Layout de canteiro
[pic 1]
Gestão
Normas regulamentadoras devem ser seguidas em canteiros, conceituam respectivamente o canteiro de obra como a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoia e execução de uma obra, e canteiro de obra como um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção.
Movimentação
A logística de movimentação trata da gestão dos fluxos físicos materiais equipamentos e pessoas dentro do canteiro de obras. É o planejamento de como cada frente de produção será abastecida com os recursos necessários para cada atividade. Caso feita uma má logística de recursos mão de obra e equipamentos no canteiro, poderia desencadear elevação nos custos e também o descumprimento dos prazos contratados, gerando multa contratual.
Logística de estoque
Os estoques nas obras devem ser controlados de forma que sigam as necessidades da obra e do projeto. De forma que respeitem e utilizem os espaços e sigam as normas.
A tendência nos canteiros é reduzir os estoques, que têm o custo de operação elevado e principalmente no caso de materiais com alto valor agregado, como louças, metais e maquinas, que paradas representam dinheiro não aproveitado e parado.
Armazenamento
[pic 2]
A movimentação de materiais no canteiro de obras toma grande parte do tempo do trabalho diário dos operários. Por isso, o ideal é realizar o planejamento com atenção na organização otimizada dos estoques para acabar com deslocamentos desnecessários no canteiro, pois a mão de obra representa metade do custo de uma obra.
Logística reversa em canteiros
[pic 3]
O desperdício de materiais na construção civil brasileira é muito alto. Menos de 1% do entulho produzido no país é reutilizado, enquanto esse índice pode chegar a 60% em Portugal.
Infelizmente no brasil não é bem aplicada a logística reversa, onde podem ser aproveitados os entulhos, madeiras, metais, plásticos e diversos outros materiais que são muito utilizados na construção.
2.1. Quais são os primeiros relatos de atividades logísticas? Explique a
importância da logística e um pouco de sua história.
Alguns dos primeiros relatos foram feitos na década de 40 utilizadas pelas Forças Armadas Norte-americanas durante a Segunda Guerra, e foram importantes, pois tinha a missão de dispor a mercadoria ou serviço certo no lugar certo no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece mais contribuição à empresa.
A história referente a atividade logística: o conceito de logística existe desde década de 40, pois desta década até 1950 permaneceu no estado de dormência, entre 50 e 70 com ambiente para área administrativa, entre 70 e 90 passou para o estado de seminatural idade, a partir de 80 o desenvolvimento da logística tornou -se revolucionário, após 90 a logística é entendida como junção da administração com a
distribuição física.
2.2. Crie exemplo de algumas vantagens da logística considerando o Custo,
Tempo, Qualidade e Flexibilidade.
Uma empresa da Serra necessita de um equipamento que é produzido em Cariacica e tem urgência neste equipamento, contrata um serviço d e motoboy para busca r, pois se esperar que o fornecedor entregue perderá com a falta do equipamento, levando em conta custo, tempo, qualidade e flexibilidade é lucrativo que a empresa busque o seu equipamento.
2.3. O que é um canal de distribuição? Cite um exemplo de um canal de distribuição na indústria da construção civil.
...