A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por: 20151979 • 8/4/2017 • Monografia • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 1.256 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
BAURU-SP
2016
DANIELLE CLAUDINO
ELIANA DE SOUZA RIBEIRO
ELISANGELA CRISTINA SILVA RATTO
MONIQUE MENDES GOVEDICE[pic 6]
MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera.
Orientador: Fabio Reis.
BAURU
2016
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO. 4
1.1 – O Problema. 4
2 – OBJETIVOS. 5
2.1 – Objetivo Geral ou Primário: 5
2.2 – Objetivos Específicos ou Secundários: 5
3 – JUSTIFICATIVA. 6
4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 7
4.1 – Benefícios da motivação. 7
4.2 – A importância da motivação como diferencial. 7
4.3 – Conceitos de Motivação. 8
5 – METODOLOGIA. 12
6 – CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO. 14
REFERÊNCIAS. 15
1 – INTRODUÇÃO.
Esta pesquisa traz como objetivo demostrar o porquê da importância da motivação, especificamente no ambiente de trabalho e como os funcionários podem ser motivados, levando em conta, que a motivação no ambiente de trabalho também influência sobre o crescimento e sucesso de uma organização, pois está relacionado à produtividade e a capacidade de realizar suas atividades com resultados satisfatórios.
A proposta deste trabalho é apresentar o estudo da motivação como fator de crescimento empresarial, que visa proporcionar incentivo, valorizando os trabalhadores para que os mesmos se motivem e desenvolvam seus talentos em benefício da empresa, buscando o autodomínio e autoconhecimento, pois o mundo dos negócios sempre está em constante desenvolvimento e a organização precisa aderir a esta prática que está a cada dia mais sendo utilizada, devido as constantes mudanças em todo o mundo e em todos os aspectos da vida humana.
1.1 – O Problema.
Como a motivação no ambiente de trabalho favorece no crescimento, estabilidade e sucesso de uma organização?
2 – OBJETIVOS.
2.1 – Objetivo Geral ou Primário:
Abordar nesta pesquisa a motivação dentro do ambiente de trabalho, revelando as condições básicas que podem ser oferecidas para melhorar o desempenho das atividades às técnicas elaboradas para tornar mais agradável o local de trabalho e a boa convivência. Analisando e identificando através de base teórica quais as formas de motivação.
2.2 – Objetivos Específicos ou Secundários:
Este trabalho irá abordar os seguintes assuntos:
- Apresentar o Conceito de Motivação;
- Abordar a Motivação dentro das organizações;
- Citar o papel dos líderes no processo de motivação.
3 – JUSTIFICATIVA.
O estudo da motivação no ambiente organizacional apresentado neste trabalho é de suma importância, pois demonstra os benefícios adquiridos com a prática da mesma, apresentando os interesses consideráveis entre a relação com a produtividade de cada profissional e a organizacional, resolvendo o problema da motivação no trabalho situado na interação dos interesses da organização com os interesses do empregado.
Entende-se que quando as organizações investem em um planejamento de acordo com a sua realidade, sendo de forma financeiro com a participação nos lucros, com apresentação de palestras, nas atividades laborais, planos de saúde e demais benefícios, gera-se um ganho de troca, sendo necessário que esse processo passe por reavaliações com a finalidade de analisar e verificar os resultados.
É de extrema importância que as empresas mantenham um bom relacionamento com os seus colaboradores, que consigam identificar quais são suas necessidades e desejos, evitando a insatisfação e garantindo uma relação fiel e duradoura. Através de pesquisas bibliográficas, buscar promover conhecimento sobre a motivação, garantindo assim, a funcionários motivados e consequentemente um melhor desempenho dos mesmos e a estabilidade das empresas no mercado perante a concorrência.
4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
A motivação tem sido um problema constante nas empresas, pois a desmotivação no ambiente de trabalho acaba gerando problemas consideráveis, podendo prejudicar os funcionários, assim como, gerar problemas financeiros para as organizações.
Motivação se adquire com a prática e desenvolvimento da colaboração de pessoas, pois motivamos uns ao outros da mesma forma que gostaríamos que fosse conosco. Motivação é a definição ou o entendimento de mostrar determinadas situações ou comportamentos.
4.1 – Benefícios da motivação.
É preciso ter a habilidade necessária e o bom senso pois uma empresa se solidifica quanto tem um ambiente propicio e favorável, visando vários outros itens e não somente lucro, combatendo assim a falta de motivação e evitando que empresa acabe perdendo o seu foco em desenvolver o seu melhor no ramo em que se estabeleceu.
Para a saúde e o crescimento de toda empresa é necessário que o ambiente de trabalho seja um lugar agradável aos colaboradores e tornando-os mais produtivos. Cada pessoa sente e recebe a motivação de uma forma, mas no geral, um ambiente favorável e situações que agradam as pessoas sugere mais satisfação e assim melhores resultados.
4.2 – A importância da motivação como diferencial.
Em nossa atualidade existem novas técnicas que envolvem os colaboradores a serem mais motivados e assim proporcionar um melhor resultado para a empresa. Um funcionário que recebe motivação da empresa produz até 100% mais que outro que não tem nenhum tipo de motivação em aspectos simples como, organização no ambiente de trabalho, benefícios entre outros. Até porque uma empresa pratica a motivação de seus colaborados é vista como uma forte concorrente por suas rivais e acaba sendo melhor vista por seus compradores e fornecedores.
...