A Matriz Swot Resumo
Por: Laura Ediane Paz Diniz • 17/11/2021 • Bibliografia • 334 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
MATRIZ ANÁLISE SWOT
- Análise de uma organização no ambiente em que está inserida, visualizar: FORÇAS, ORPOTUNIDADES, FRAQUEZAS, AMEAÇAS.
- Importante no planejamento estratégico da organização e na elaboração de planejamentos para processos organizacionais e projetos.
- Analisar pontos internos e externos que afetam a organização de forma positiva e negativa.
- Pode ser usada em qualquer organização.
Objetivos
- Auxiliar os gestores a obterem uma visão geral da organização em termos de competitividade.
- Auxiliar na definição de objetivos e metas.
- Evidenciar os pontos positivos (forças e oportunidades).
- Evidenciar os pontos negativos (fraquezas e ameaças).
- Auxiliar na identificação e análise de riscos.
Composição
FORÇAS – representa as qualidades positivas da organização, está relacionado a fatores internos da organização. Descreve quais as competências mais fortes da organização (O que a organização faz bem? O que a organização tem de melhor? Quais são os recursos que a organização possui? O que a organização possui melhor que seus concorrentes?) Quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe faz, mais importante ela é dentro da análise.
FRAQUEZAS – são pontos que atrapalham e não trazem vantagens competitivas para a organização. Estão relacionadas a fatores internos da organização. (Quantidades trabalhadores é compatível a atividade a ser executada? Os colaboradores são capacitados para suas funções? Disposição de recursos humanos, materiais financeiros é suficiente para execução das atividades previstas? As atividades são planejadas e monitoradas no que se refere ao atingimento de seus objetivos e metas?) As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.
OPORTUNIDADES – são fatores externos (não estão sob a influência da organização) e quando surgem, trazem benefícios para a corporação. Influencia positivamente a organização, mas que não temos controle sobre elas.
AMEAÇAS – não estão sob controle da organização, porém são fatores que podem prejudicar a corporação de algum modo. São forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para a organização. É importante que a empresa crie políticas que possam combater as ameaças.
...