A Metodologia da Contabilidade Social
Por: ESDRAS DANTAS BEZERRA • 20/4/2022 • Exam • 607 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
1) Demonstre o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a metodologia da Contabilidade Social.
R:O fluxo circular de renda ou fluxo circular de riqueza, é um diagrama que demonstra como funciona a relação de dinheiro, bens e serviços que ocorrem entre empresas, famílias, instituições financeiras etc.
Ele mostra o fluxo contínuo de bens, como mercadorias e serviços, e fatores de produção, tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos, como o preço pelas mercadorias e serviços, e dos fatores de produção, como salários, aluguéis etc., que ocorrem entre as unidades empresas e famílias.
Com esse sistema poderemos então avaliar o resultado econômico de um país com três óticas: A da demanda, tem como foco a produção de bens finais e a venda deles, a ótica da renda, que olha para a remuneração dos fatores de produção e tendo a última ótica, a da oferta que soma os produtos finais da indústria, do comércio, do setor de serviços e da atividade agropecuária
2) Demonstre a identidade entre investimento agregado e poupança agregada.
R: Investimento agregado é os gastos com bens que tem como objetivo aumentar a capacidade produtiva no próximo período, já a poupança agregada é a parte da renda nacional que não é gasta no período.
Tendo uma economia de dois setores, o produto nacional é a soma da produção de bens de consumo (C) e bens de capital (I). Ou seja, PN = C + I. Analisando a renda nacional, ela é ou consumida ou investida RN = C + S, a partir daí podemos dizer que PN = RN e desenvolvendo I = S.
3) Defina depreciação de ativos, investimento Bruto e Investimento Líquido.
R: Investimento bruto: É todos os gastos feitos com bens de capital e estoques.
Investimento líquido:
4) Em que constituem a receita fiscal e os gastos do governo, no âmbito da Contabilidade Social.
R: Receita fiscal nada mais é que os impostos, as contribuições à previdência, multas, aluguéis etc. Os gastos do governo, são os gastos de ministérios, empresas públicas e sociedades econômicas.
5) Defina Produto Nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores.
R: O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional já com os preços finais pagos nas vendas, já a renda nacional a custos de fatores, tem como foco o que as empresas pagam, como salários, aluguéis juros e lucros. Ou seja, é a soma total do que foi gasto com os fatores de produção.
6) Demonstre e intérprete a estruturação do fluxo circular de renda ou da circulação de uma economia de mercado a partir de um modelo simplificado.
R:
7) Defina renda líquida enviada ao exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB).
R:
Renda Líquida: Ela é a diferença
...