A Modelagem do processo de Estoque e Vendas na empresa Aquarela Home Design
Por: Antonio Vinicios • 3/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.072 Palavras (17 Páginas) • 421 Visualizações
Universidade Paulista
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso de Administração
Modelagem do processo de Estoque e Vendas na empresa Aquarela Home Design
Manaus
2016
Antonio Vinicios Maciel da Silva dos Santos[pic 1]
Keilane Ferreira Meireles
Lucas Graziel Teixeira dos Santos
Michel Ruiz
Paula Inês Ferreira Oliveira
Thayna de Oliveira Ferreira
Modelagem do processo de Estoque e Vendas na empresa Aquarela Home Design
[pic 2]
Manaus
2016
Sumário
Introdução 4
1. Revisão Conceitual 5
1.1 Processos 5
1.2 Processos-chave e de apoio 7
1.3 Desdobramentos dos processos 7
1.4 Modelagem/mapeamento de processos 8
1.5 Técnicas de mapeamento 9
2.1 Apresentação da empresa 12
2.2 Coleta de Dados 13
2.3. Avaliação da Eficiência, Eficácia e Adaptabilidade do Processo. 15
Considerações Finais 17
Anexos 18
Introdução
Esta Atividade Prática Supervisionada (APS) – 2º semestre/2016 tem como objetivo definir o processo interno de apoio de estoque e vendas da empresa Aquarela Home Design, mapeando-o segundo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), que envolve o estudo de como a Organização executa seus processos de negócio.
Para montagem deste trabalho, reunimos uma pesquisa dos dados da empresa estudada aqui, a Aquarela Home Design, do ramo de materiais de construção, especialmente de acabamento, bastante conhecida em nossa cidade, para colocar de frente com a teoria estudada em sala de aula. Juntando isto, segue-se o seguinte trabalho, mostrando as características da Aquarela (História, Localização, Porte), além de uma análise de sua estrutura organizacional.
Nosso objetivo aqui é explanar como o processo, se está sendo executado da maneira eficiente e eficaz na empresa que é objeto de estudo neste trabalho, e se isto está gerando o resultado necessário para o desenvolvimento da corporação como um todo, e para isso, utilizando-se de indicadores de desempenho.
Entretanto, se estas práticas estiverem sendo feitas de forma equivocada, haverá aqui sugestões relacionadas com a teoria aqui explanada, com o intuito de indicar uma melhoria no rendimento e, consequentemente, melhor produtividade gerando mais resultados e mais prosperidade aos seus componentes (Administrador e seus colaboradores, funcionários, etc.)
Aquarela Home Design
APS – Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA II
2º SEMESTRE 2016
1. Revisão Conceitual
1.1 Processos
Processos são encontrados em diversas formas e aplicados em várias situações diferentes. Por ser algo tão abrangente, há várias definições. Em síntese, um processo é uma sequência lógica de atividades que possuem uma entrada (input), acrescentam valor a essa entrada e geram uma saída (ouput) para um cliente interno ou externo. As entradas podem ser recursos humanos, financeiros ou materiais. Em alguns casos essas entradas podem ser processadas somente por pessoas ou como na maioria das indústrias, também por máquinas. Tudo isso depende do que está querendo ser entregue, ou seja, que saída se quer formar. Para BALDAM (et al. 2014) um processo é um encadeamento de atividades executadas dentro de uma companhia ou organização, que transformam entradas em saídas. Em outras palavras:
“Processos, quanto à existência, são a introdução de insumos (entradas) num ambiente, formado por procedimentos, normas e regras, que, ao processarem os insumos transformam-no em resultados que serão enviados (saídas) aos clientes do processo.”
(CRUZ, p.63, 2011)
Do ponto de vista organizacional há três tipos de processos: de negócios, de integração e gerenciais. O processo de negócio inclui as atividades relacionadas diretamente ao cliente final. São os processos principais da organização e que recebem suporte de outros processos. Alguns exemplos desses processos são: vendas, distribuição, cobrança e fabricação.
Processos de integração organizacional ou processos organizacionais são os que dão suporte a atividade principal da empresa. Não tem contato direto com o cliente nem entregam valor a ele diretamente. São exemplos desse processo: compras, armazenamento, recrutamento e seleção e treinamento operacional.
Os processos gerenciais são destinados ao controle, monitoração e medição do desempenho dos processos acima. Também não entregam valor diretamente ao cliente. São exemplos desse processo a fixação de metas e a avaliação dos resultados da organização.
A visão por processos permite entender o negócio, a identificação dos seus requisitos, retrabalhos, gargalos e ineficiências. No lugar de uma visão fechada e centrada numa única atividade, tem-se a visão geral de o que está sendo feito e o que quer ser entregue. Desse modo, a qualidade e a produtividade dos produtos e serviços são melhoradas, pois essa visão permite a racionalização dos processos. Há a padronização de conceitos, uma só visão compartilhada que faz com que a linguagem entre as equipes e todos os envolvidos no processo seja uma só. Essa visão facilita a identificação e solução de problemas por meio do uso de metodologias, ajuda na análise das oportunidades de melhoria e monitoramento dos processos e a implementar soluções estruturadas baseadas em tecnologia (VALLE; OLIVEIRA; 2012).
...