A Motivação e Estratégia
Por: itsrafo • 28/5/2021 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
Governo do Estado do Rio Grande do Norte[pic 1]
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN[pic 2]
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG
Home Page: hhttp://www.uern.br E-mail: proeg@uern.br
UNIDADE: Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM
CURSO: Administração
RESENHA CRÍTICA
ANTUNES, Enéia Viviane et al. A motivação para o trabalho e sua importância estratégica: análise da perspectiva individual em uma empresa do ramo de autopeças e serviços. IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Brasília, nov.2013.
Rafael de Medeiros Veras
No artigo o autor explica a partir de um estudo em um comercio de autopeças e serviços, a motivação, sua importância estratégica e de que forma uma organização pode e deve estimulá-la em seus colaboradores a fim de agregar valor à equipe. Funcionários motivados tornam o ambiente de trabalho mais agradável, tornam-se mais produtivos, eficientes e prestam serviço da melhor forma possível.
De início é importante que o empregador conheça os fatores desmotivadores de sua empresa, para só então verificar o grau de motivação e de eficácia de seus funcionários. Uma organização bem-sucedida deve sempre buscar entender as necessidades e o que seus colaboradores sentem. O resultado é fruto colhido uma vez que a motivação é o que impulsiona o empregado a agir de forma produtiva dentro da empresa.
Foi realizada uma pesquisa com os funcionários de uma empresa de autopeças, questionando o que tornara o clima organizacional realmente motivador e o que os mesmos sugerem para a empresa a fim de melhorar o desempenho da equipe por completo. Dentre várias situações, destacara-se em primeiro “mais treinamentos”, seguido de “maior reconhecimento” e “aumento de salário”.
Mediante os desafios diários, o funcionário desmotiva-se uma vez que cobrado sem estar devidamente apto para solucionar um problema. É importante a importância do reconhecimento perante os superiores, uma vez que o empregado necessita do feedback de seu superior para que continue a realizar seu trabalho da melhor forma possível. Por fim, temos o aumento de salário, que é uma necessidade quase fisiológica, uma vez que é do salário que o empregado pode suprir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, segurança, etc.
Como abordado na pesquisa, a motivação da equipe é um desafio complexo para o empregador, uma vez que o estímulo é diferente para cada funcionário. Mas o indiscutível é a relevância entre os fatores determinantes e a relação diretamente proporcional entre o resultado gerado e a motivação. O funcionário bem motivado vai além da eficácia, tornando-se um diferencial para a empresa.
1 Rafael de Medeiros Veras; acadêmico do curso de Administração, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
...