A Negociação e Processo Decisório
Por: jaserra • 10/8/2015 • Exam • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2014/2º
Disciplina: Negociação e Processo Decisório
Coordenador: Márcia Cristina Rodrigues Cova
ALUNO:
ESTUDO DE CASO (AULAS: 1; 2; 5 E 6)
Você deverá utilizar o material didático elaborado para a nossa disciplina. O objetivo é o de que ao responder cada questão você possa confrontar a teoria com a prática.
Ao estabelecer as férias de seus colaboradores John Smith se deparou com os seguintes problemas:
1. a escala de férias teria que ser distribuída para os meses de novembro, dezembro e janeiro.
2. Carina Santos, gestora de RH e de renomado prestígio, requisitou suas férias para janeiro porque queria curtir o verão na região nordeste do Brasil.
3. Adriana Viana, recém-formada em administração solicitou suas férias para o mesmo mês porque assim poderia conciliar suas férias com as férias escolares de seus 3 filhos menores.
Essas escolhas fizeram com que John Smith, chefe das duas, se deparasse com uma situação conflitante. Numa ausência de Carina Santos, sua substituta imediata seria Adriana Viana ou o próprio John. Entretanto, Adriana poderia ser substituída por qualquer outro dos 3 gestores que trabalhavam nesse esse setor.
1 - (valor 3 pontos): Continue escrevendo a história de forma que a decisão de John provoque:
- uma situação de ganha-perde;
- uma situação perde-perde;
- uma situação ganha-ganha;
2 – (valor: 4 pontos): Elabore um ciclo da negociação para a situação ganha-ganha que você criou, descrevendo o que ocorrerá em cada etapa do ciclo abaixo.
- consciência do conflito;
- análise das necessidades;
- seleção dos objetivos;
- seleção das estratégias.
3 – (valor: 1 ponto): Como deverá ser o comportamento de John ao negociar, considerando que ele está negociando com duas mulheres?
4 – (valor 2 pontos): Baseado no conteúdo da página 123 do nosso livro de negociação, escreva um final para a história onde as duas gestoras decidem pela colaboração para solucionar o conflito.
RESPOSTAS:
QUESTÃO 1:
John está envolvido em um dos muitos conflitos que frequentemente afetam os ambientes de trabalho. Como líder da equipe, John deverá adotar uma postura de imparcialidade quanto à questão e ao mesmo tempo buscar atingir o melhor resultado para a sua equipe, além evitar o desgaste no ambiente profissional. John precisará demonstrar conhecimento sobre sua equipe, empatia com seus colaboradores, estando atento para suas necessidades e dificuldades, lembrando que cada profissional representa uma “individualidade” que tem um papel fundamental para o bom desempenho da organização.
a) Em uma negociação com o perfil ganha-perde, é criado um clima de competição onde um lado estará ganhando e outro sairá perdendo, logo, uma parte sai satisfeita e outra insatisfeita.
Neste caso, um possível final para a história seria o seguinte:
Diante do impasse na marcação de férias entre Carina e Adriana, John propõe uma conversa entre Carina e Adriana na sua sala, assumindo o papel de mediador do conflito, com o objetivo de se chegar a um denominador comum quanto a das férias de suas colaboradoras. John faz uma explanação inicial sobre a importância de cada uma para a organização e reforça a impossibilidade de que as duas colaboradoras saiam de férias simultaneamente e deixa a cargo das duas a tentativa de resolução do conflito.
Diante da permanência do impasse, John se vê obrigado a escolher que uma das colaboradoras remarque seu período de férias para outra data.
Independentemente de quem terá que remarcar suas férias, esta situação já pode ser caracterizada como um ganha-perde, pois uma profissional ficará satisfeita com a manutenção de suas férias no período solicitado, e outra ficará insatisfeita face a necessidade de escolher outra data.
Neste caso, John resolve manter as férias de Carina em janeiro e solicita que Adriana remarque suas férias para dezembro. John justifica sua decisão pelo fato de Adriana ser a substituta imediata de Carina, e que esta teria preferência por ser a titular do setor e alega que esta seria uma boa oportunidade para Adriana exercer interinamente a função de Carina, e que este período poderia funcionar como uma forma de avaliação do desempenho de Adriana na função de titular do setor.
...