A POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: GREHMARCAL • 5/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
Disciplina: POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Professora: Erica Menezes
Direcionamento para leitura do texto:
Texto 1 – Política e planejamento educacional: elementos conceituais.
1 – Faça a leitura atenta do texto, grifando aspectos que considerar importantes. (selecionar e grifar palavras-chave são um bom recurso para a condução da leitura)
2 – Responda as questões abaixo indicadas exercitando a sua habilidade de intepretação e paráfrase, ou seja, procure não dar respostas copiadas, mas sim utilize do seu vocabulário para dizer sobre o que lê. Isso o ajudará a compreender melhor o texto.
3 – Utilize o dicionário para procurar entender o contexto em que haja uma palavra desconhecida.
A – Segundo o dicionário de política qual a definição de Estado.
R: Sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados
B – Fale sobre as vertentes em torno do papel do Estado (liberal e marxista).
R: Liberal: vertente que busca e vai atrás de interesses públicos
Marxista: vertente que corre atrás de interesses economicos
C – De acordo com a perspectiva marxista o Estado assume várias funções. Aponte as fundamentais.
R: infra estrututa/leis mais firmes que compreendem as relações dos sujeitos jurídicos na sociedade capitalista/parar com conflitos entre assalariado e capital e segurança e expansão total no mercado capitalista mundial
D – O poder público já não se percebe como agente único e promotor de bens de serviço (em relação aos bens sociais). Fale sobre isso.
R: As ONGS entram para ajudar outros tipos de bens sociais esquecidos pelo poder público e reorientam suas iniciativas de monitoramento das políticas, passando a atuar de forma mais direta.
E – Examine a passagem abaixo e dê sua opinião:
... o espaço social, político, até certo ponto econômico do Brasil incorpora cada vez mais e de forma organiza novos atores: voluntários e organizações não governamentais em atividade de natureza pública, o que levanta uma serie de interrogações relevantes. A primeira delas é sem dúvida por que o fenômeno ocorre num momento de enfraquecimento do Estado pela globalização e pelo modo neoliberal de governar? Esses atores estariam surgindo nos vazios sociais criados pela ausência ou retirada po poder estatal? Estariam eles tomando o lugar do Estado, inconscientemente cúmplices, então da fabricação de um Estado mínimo, afastado do atendimento às necessidades do povo? (Haguette, O povo, 18/03/2001)
R: Vivemos uma polarização política, onde por algumas decisões e por alguns interesses foram crescendo o numero de personagens, a forma como a politica é financiada ela faz com que os entrantes sejam aos montes, a criação partidária no brasil é enorme, e quando se tem muitos personagens e muitos partidos se cria uma polarização o brasil é dividido e com essa divisão surgem novos personagens que não concordam e não estão dentro da politica de quem está governando.
F – Qual a importância da legislação para o planejamento e a política nacional?
R: Sem a legislação todos fazem tudo dentro da política da forma que acharem melhor. Com a legislação todos tem que seguir a regras.
G – Qual a relação entre a penetração do capital estrangeiro no Brasil sob forma de investimento e/ou empréstimos e as medidas, intervenções ou recomendações relacionadas a Educação.
R: Já na década de 50 a cooperação internacional tem grande impulso, levando em consideração a assinatura de convênios entre o Brasil e Eua.
H – Qual a influência dos eventos internacionais na agenda educativa do Brasil?
R: Algumas reuniões do comitê intergovernamental do projeto principal trouxeram levaram coisas boas para Guatemala e Quilo onde discutiram a atualização do modo de ensino.
I – Declaração sobre a sobrevivência, a proteção e o desenvolvimento da infância (Encontro Mundial de Cúpula pela criança). Quais foram os objetivos que orientaram essa declaração?
R: Expansão e desenvolvimento do atendimento em educação infantil, universalização do acesso a educação básica, redução do percentual de analfabetismo e aumento da aquisição do conhecimento.
J – Em que consiste o FUNDEF (LDB 9394/96)
R: fundo de investimento para financiar e educação básica pública,
L – Fale sobre a relação dos investimentos do Branco Mundial e medidas tomadas na área da educação no Brasil.
R: Realizou o programa Fundescola, orientado para uma ação junto aos municípios de zona metropolitana, construindo importante elemento na estratégia de descentralização.
M – Fale sobre o programa da UNICEF no Brasil.
R: Fundo das Nações Unidas para a Infância, existe no Brasil desde 1950, apoiando transformações na área da infância e da adolescência no País. Sua maior característica não é associada ao componente financeiro então não é muito visada na definição de políticas internacionais.
...