A PROPOSTA Á TRIBUTAÇÃO BRASILEIRA
Por: Mouse Optico • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.248 Palavras (9 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA
Curso Superior: Tecnologia em Gestão Pública
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV
Dallyla Barbosa Mota – 7599626565
Luzia Alves da Silva Gonçalves – 7374583568
Raphael Freire Manêta – 8140756683
Wellington Ribeiro Maneta Júnior – 8140756639
Francieldo Fernandes de Freitas- 7536611885
Domingos Sálvio da silva - 7929699255
TEMA: PROPOSTA Á TRIBUTAÇÃO BRASILEIRA
PROINTER IV
RELATORIO
FINAL DE 2014
Tutor: FERNANDA SOARES
Taguatinga/DF
NOVEMBRO/ 2014
[pic 2]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Dallyla Barbosa Mota – 7599626565
Luzia Alves da Silva Gonçalves – 7374583568
Raphael Freire Manêta – 8140756683
Wellington Ribeiro Maneta Júnior – 8140756639
Francieldo Fernandes de Freitas- 7536611885
Domingos Sálvio da silva - 7929699255
PROINTER IV
RELATORIO
FINAL DE 2014
Atividade Avaliativa: prointer apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da faculdade Anhanguera de Taguatinga como requisito para a avaliação do projeto interdisciplinar aplicado ao curso de tecnologia em gestão publica obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Taguatinga/DF
2014
RESUMO:
A necessidade do Estado Brasileiro de arrecadar recursos financeiros para o sustento de suas atividades, bem como de garantir a satisfação do interesse público como sua finalidade principal, através da imposição de tributos às pessoas que integram a sociedade, não parece estar sendo feita de forma coerente e aceitável. Com cobranças excessivas e investimentos precários.
A análise realizada neste trabalho sugere que o esforço tributário da sociedade brasileira é relativamente elevado, bem superior ao médio de uma amostra de países aqui considerada. Para que tal esforço seja suportável por longo tempo, é preciso que se realize uma Reforma Tributária, que melhore a qualidade dos investimentos e a distribuição entre os contribuintes.
summary:
The need of the Brazilian State to raise funds to support their activities, and to ensure the satisfaction of the public interest as its primary purpose, by imposing taxes on people who make up society, there seems to be being made consistently and acceptable. With overcharging and poor investments.
The current analysis suggests that the tax effort of Brazilian society is relatively high, well above the average of a sample of countries considered here. For this effort is bearable for a long time, it is necessary to carry out a tax reform that enhances the quality of the investments and the distribution among taxpayers.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa analisar a carga tributária de um país, que é composta pela incidência de tributos diretos sobre a renda e o patrimônio, ou seja, da demonstração direta de capacidade contributiva, e tributos indiretos, que se caracterizam por ter como fatos geradores a comercialização de produtos e prestação de serviços. No Brasil, o que ocorre é que o peso da tributação indireta é muito maior que o da tributação direta, fazendo com que haja uma onerosidade maior para uma significativa parcela da população que possui menor poder aquisitivo. Será mostrado, também, a necessidade urgente de uma melhor gestão dos recursos públicos. A ideia muita vezes difundida de que falta verba para a efetiva garantia dos direitos fundamentais será confrontada, com dados do próprio governo brasileiro, que não executa todo o orçamento disponível e repassa quantias pequenas a áreas de extrema importância, como saúde e educação.
Introduction:
The present work analyzes the tax burden of a country, which is composed of incidence of direct taxes on income and equity, that is, the direct demonstration of ability to pay, and indirect taxes, which are characterized by having as generators facts marketing of products and services. In Brazil, what happens is that the burden of indirect taxes is much higher than that of direct taxation, so that there is a greater burden for a significant portion of the population that has lower purchasing power. Will be shown, also, the urgent need for better management of public resources. The idea that a lot of times widespread lack funds for the effective guarantee of fundamental rights will be confronted with data from the Brazilian government itself, that does not run all the available budget and passes small amounts to important fields, such as health and education.
ENSAIO ACADEMICO:
UMA PROPOSTA À TRIBUTAÇÃO BRASILEIRA.
Há muito a fazer nas normas que tratam da tributação no sentido de simplificar procedimentos, facilitando a vida do contribuinte. Porém, de nada adianta para o contribuinte juntar dois impostos diferentes embaixo de um único nome só para poder alardear que o número de impostos diminuiu. Por exemplo, os impostos de importação e de exportação têm naturezas distintas; não adianta chamá-los de imposto sobre o comércio exterior e continuar cobrando dois impostos diferentes com um nome só. Do mesmo modo, o IPTU e o ITR são completamente diferentes; nem os contribuintes são os mesmos. Para que designá-los pelo mesmo nome? Só para dizer que o número de impostos diminuiu? Isto é pura demagogia.
...