A PROVA ESCRITA EXAME FINAL
Por: anna luisa cabral costa • 14/5/2022 • Monografia • 721 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
PROVA ESCRITA FINAL
Disciplina : Filosofia e Ètica
Curso : Administração
Professor: Prof. Paulo Cezar Macedo dos Santos
Nome do Aluno : Anna Luisa Cabral Costa Lemes dos Santos
Questão 01 - Com base no CAPÍTULO 1 - A sabedoria do homem e a de Deus. Emprego dos termos: sábio e filósofo. Nova distinção entre sabedoria e ciência, presente no livro XIV- PATRÍSTICA – STO AGOSTINHO, faça a correlação da sabedoria de Deus x sabedoria humana e como esta distinção feita pelo autor aparece com relação à filosofia.
Resposta: Alguns prentedem aplicar as coisas incoporeas e espirituais as noções adquiridas sobre coisas corpóreas , mediantes os sentidos, ou graças a força da razão humana a a pontecialidade da investigação , ou ainda com a ajuda de alguma arte pretende medir as coisas espirituais pelas corporais e conjetuar sobre aquelas , como fazem com estas. Hpá outros que sobre Deus , apoiados na natureza da alma humana ou em seus sentimentos. Desse erro são levados a fixar regras falsas e falazes em suas doutrinas, quando discorrem de Deus. Há uma terceira espécie de indivíduos que se esforçam por transcender as coisas criada, certamente mutáveis , para se aplicarem a substancia imutável que é Deus. Porem pelo peso da mortalidade, querem fingir saber o que não sabe, mas como não são capazes de conhecer o que almejam, formam com todo o atrevimento suas opiniões hipotéticas , fecham caminho da inteligência , preferindo não se corrigem de suas falsa afirmaçoes , a modificarem o que defendem
Questão 02 – “As questões que Sto. Tomás consagra a criação permanecem na mesma perspectiva. Fiel à revelação bíblica, Sto. Tomás insiste sobre a bondade radical da obra de Deus.” Esta afirmativa encontra-se na Introdução da Suma Teológica de São Tomás de Aquino ; portanto, caracterize sua argumentação sobre Deus como criador na perspectiva de S. Tomás de Aquino e a quais filósofos clássicos ele recorre na sua argumentação.
Resposta : A suma teológica não constituem em sentido restrito um tratado de criação. No interior a exposição orgânica do mistério cristão , especificam de maneira racional as grandes lindas da comunicação que Deus faz de si mesmo ao dar o ser a tudo que é. Fundam as condições dessa comunicação as quais permitem que o homem volte a Deus, “ não como servo, mas como amigo” As respostas dão um fundamento racional aos princípios essenciais da salvação no evangelho , desenvolvendo a riqueza do amor de Deus “pois tudo é dele, por ele, e para ele (Rm 11,36) Aquele que buscasse nas questões de Sto Tomas fala que Deus enquanto criador, a resposta a todas as questões referidas ao tratado da criação encontram-se no final da exposição da fé : no rosto do Cristo glorioso , pois “ tudo é criado por ele e para ele “ .
Filosofos : Agostinho ,Aristóteles , Platao
Questão 03 – Conforme presente na obra : Coleção Explorando o Ensino- Filosofia - volume 14 - Capítulo 3- História da filosofia medieval: um mosaico de culturas e pensamentos, página 64 de Juvenal Savian Filho; discorra sobre as duas questões que o autor utiliza para resumo das tradições ou da obra dos pensadores da filosofia medieval:
03.1. É possível falar de uma mentalidade comum às filosofias
“medievais”?;
Resposta : A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia , a consciência cristã com a razão filosófica e cientifica. Muitos filósofos dessa época também faziam parte do clero ou eram religiosos . Nesse momento os grandes pontos de reflexão para os estudiosos eram a existência de deus , a fé e a razão, a imortalidade da alma humana , a salvação , o pecado, a encarnação divina, o livre arbítrio , dentre outras questões.
...