A QUALIDADE NO PROCESSO SELETIVO
Por: Gleicy Inácio • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
Faculdade Presidente Antônio Carlos[pic 1]
[pic 2]
5º Período Administração
SELEÇÃO DE PESSOAL
Paulo Henrique Menezes, Ana Cristina Guedes, Lucimara Alvarenga, André Martuscelli, Gleiciele Inácio.
[pic 3]
ITANHANDU
2015
RESUMO
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização.
Os procedimentos de seleção de pessoal são aqueles que visam a analisar as qualidades e as características profissionais, bem como a qualificação técnico-profissional do candidato ao emprego durante a sua contratação.
INTRODUÇÃO
Atualmente nas grandes organizações sabe-se que o segredo para se ter sucesso é saber como atrair e manter os melhores colaboradores, que através de seu trabalho direcionará as organizações a tal proeza.
Para tal, é necessário ter uma bom e recrutamento e logo após uma seleção eficaz que ficará encarregada de escolher o candidato mais apto a ocupar um lugar a sua altura na organização.
O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância desta ferramenta para contratações de colaboradores nas empresas.
A metodologia usada foram pesquisas em livros e via internet.
SUMÁRIO
Resumo.........................................................................................................................................02
Introdução....................................................................................................................................03
1.CONCEITO.............................................................................................................................05
2.PAPEL DO SELECIONADOR.............................................................................................05
3.QUALIDADE NO PROCESO SELETIVO.........................................................................05
3.1 Interpretando Currículos...........................................................................................06
4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................................06
5. TÉCNICAS DE SELEÇÃO...................................................................................................06
6. CONCLUSÃO.........................................................................................................................07
7. BIBLIOGRAFIA....................................................................................................................07
- CONCEITO
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização. A seleção busca, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.
De acordo com Chiavenato, a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No fundo, está em jogo o capital intelectual da organização que a seleção deve preservar ou enriquecer.
O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes é muito falho. A falta de critérios e de instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, podendo, na maioria das vezes, gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como esses podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.
- PAPEL DO SELECIONADOR
O papel do selecionador de pessoal é um papel de assessoramento, cuja característica mais marcante é a de oferecer um instrumental para que o requisitante possa melhor decidir.
Ante a complexidade e diversidade, cabe ao selecionador minimizar o “achismo”, adotando um processo e uma postura profissionalizados, respeitando os candidatos, tratando-os com humanidade e atenção, não tirando proveito de sua eventual situação de inferioridade, mantendo um relacionamento entre seres humanos iguais, mas cumprindo seu papel. A arte de bem selecionar exige preparo, planejamento e técnica.
- QUALIDADE NO PROCESSO SELETIVO
Realizar algo é uma coisa, estar preparado para fazer algo é outra. A qualidade do processo seletivo esta diretamente relacionada ao planejamento que é feito. Inicialmente é preciso ter convicção de que há necessidade efetiva de um novo colaborador. Ajudando o requisitante a refletir fazendo perguntas, o máximo possível.
Para o processo seletivo, uma vez consensada a forma de fazê-lo com o requisitante, deve preparar-se de modo específico; pode-se eleger nesta fase apenas entrevistas, acrescentar testes psicológicos, provas práticas, dinâmica em grupo.
...