A RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Por: juliabernardes • 16/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.880 Palavras (12 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2º PERÍODO
DISCIPLINAS
TEORIA DA CONTABILIDADE
CIÊNCIAS SOCIAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
DESAFIO PROFICIONAL
Sumário
1- Resumo..........................................................................................................pág. 03
2- Introdução......................................................................................................pág. 04
3- Desenvolvimento............................................................................................pág. 05
3.1- Ações voltadas à Sustentabilidade Econômica..........................................pág. 06
3.2- Ações voltadas à Sustentabilidade Ambiental ...........................................pág. 08
3.3- Ações voltadas à Sustentabilidade Social..................................................pág. 10
4- Considerações finais......................................................................................pág. 11
Referências bibliográficas..............................................................................pág. 13
Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir com ideias para o Programa de sustentabilidade da empresa L&Construção, onde serão consideradas as práticas ambientais baseadas nos três pilares básicos da sustentabilidade: Econômico, Ambiental e Social. Iniciamos o trabalho fazendo um breve diagnóstico dos impactos da construção civil ao meio ambiente, desde a extração de matérias primas, até o fim da vida útil dos produtos construídos, apresentando os conceitos e estratégias capazes de tornar as empresas mais sustentáveis. Em nossa proposta de ações voltadas à Sustentabilidade Econômica, abordamos a otimização do canteiro de obras, a economia no consumo de combustíveis e a reutilização da água, visando assim zero desperdício e consequente redução no consumo. Na proposta de ações voltadas à Sustentabilidade Ambiental, nosso objetivo, com as medidas adotadas, é poupar capital natural, fazendo a conscientização das equipes de trabalho, onde os resultados esperados são inibir a cultura do desperdício, evitar a contaminação do solo e obter aproveitamento de 100% dos recursos. Por fim, na proposta de ações voltadas à Sustentabilidade Social, o enfoque é a valorização do trabalhador e o bom relacionamento com as comunidades vizinhas à obra, como também o comprometimento de todos na adesão ao Programa de Sustentabilidade proposto para a empresa L&Construção, com a formação de líderes no campo de trabalho e treinamento online. Para que a empresa L&Construção obtenha sucesso na implantação do Programa de Sustentabilidade, é de fundamental importância a utilização dos conceitos da Arquitetura Sustentável, onde são utilizadas técnicas para reduzir os impactos da construção civil sobre o meio ambiente. A estimativa é de que, ao final do período de implantação do Programa de Sustentabilidade, a empresa obtenha uma considerável redução no consumo de água, combustíveis, matérias primas, energia elétrica, como também na folha de pagamento, gerando assim, ao final do período, além da contribuição ao meio ambiente, uma significativa redução das despesas, conseguindo assim maior valorização de sua marca e manter-se competitiva no mercado.
Introdução
Nos dias de hoje, quando ligamos a televisão ou abrimos o jornal para obtermos informações sobre as notícias do dia a dia, facilmente nos deparamos com temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e os impactos de nossas ações sobre o meio ambiente. Quando se fala em sustentabilidade na construção, entende-se que os impactos do setor começam antes mesmo da produção de qualquer material e se estendem até o fim da vida útil do empreendimento. Dentre as diversas maneiras de se administrar estes processos, o objetivo é um só: reunir todas as atividades necessárias para que um projeto de construção seja executado e tenha seus componentes corretamente destinados após seu uso. Manoel, gerente da empresa L&Construção, preocupado com este cenário, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável realizada em uma feira de negócios da construção civil de seu estado, designou nossa equipe para elaborar e apresentar aos proprietários da L&Construção um Programa de Sustentabilidade, objetivando a valorização da marca da empresa, o aumento dos lucros e a competitividade no mercado. Elaboramos nosso trabalho baseados no TRIPLE BOTTON LINE, termo criado por John Elkington para se referir às três dimensões envolvidas na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social, e usamos como referência os livros “Sustentabilidade na Prática: fundamentos, experiências e habilidades”, dos autores Gilson Zucca da Silva e Maria Elisa Carbonari, e Teoria da Contabilidade, do autor José Carlos Marion. Introduzimos também algumas ideias do guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção, dos autores Rafael Tello e Fabiana Batista Ribeiro. Nossa equipe optou por adotar o conceito de Cadeia Produtiva de Construção, que envolve todos os elos desse complexo processo produtivo. Em nossa proposta para a Sustentabilidade Econômica, o objetivo é unir Gestão Ambiental Com a Construção Civil, com a otimização do canteiro de obras e redução no consumo de combustíveis. Nas propostas voltadas para a Sustentabilidade Ambiental, nosso objetivo é poupar capital natural com a conscientização das equipes de trabalho. Por fim, na Sustentabilidade Social, nossa proposta é a valorização do trabalhador e a melhoria do relacionamento com as comunidades vizinhas à obra, evitando aborrecimentos desnecessários, apresentando os benefícios de nosso trabalho às lideranças vizinhas e investindo em infraestrutura e segurança nos bairros próximos à obra.
Desenvolvimento
Diagnóstico dos Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente.
Os impactos da construção civil no meio ambiente são variados e se estendem desde a extração de matérias-primas até o fim da vida útil dos produtos construídos, com a reutilização, reciclagem ou descarte de suas partes. A cadeia produtiva da construção tem um importante papel na promoção da sustentabilidade. Para demonstrar isso, listamos alguns de seus impactos em cada um dos três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.
...