TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Racionalidade e Ética

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com base no relato de Junito de S. Brandão do Mito de Teseu, explique as principais características da perspectiva mítica da realidade.

A perspectiva mítica se tratava da forma como os gregos através do que hoje denominamos mitologia interpretavam o mundo ao seu redor, buscavam nos mitos respostas aos acontecimentos que não compreendiam, pois através dos dogmas obtinham tais respostas tidas como verdades incontestáveis e que não necessitavam de comprovação.

2) Com base no texto de Gerd Bornheim, Os Filósofos Pré-socráticos, explique as principais características da “física” dos primeiros filósofos.

Aristóteles usou o termo físicos em grego physikoi para denominar aqueles que buscavam na physis a arké, tido como o elemento primordial de todas coisas. Portanto a physis que se tratava da natureza e nesse conceito engloba o universo como um todo, era usado como objeto de estudos de filósofos Pré-socráticos como Tales de Mileto e Pitágoras que buscavam o Logos ou seja uma concepção racional da natureza e o que a governa.

3) Com base no texto de Roberto Bolzani, Platão: Verdade e justiça na cidade, explique por que o século V a.C. é considerado o século de ouro da cultura grega antiga.

Essa definição é atribuída a essa época devido aos grandes avanços nas esferas políticas, sociais, econômicas e culturais, essa evolução no comportamento dos cidadãos das cidades estado gregas em especial Atenas se caracteriza pelo distanciamento do pensamento mítico que atrelava o destino aos deuses dando lugar a uma concepção autônoma do homem, possibilitando notáveis avanços como por exemplo a democracia

4) Com base no texto Laquete de Platão, explique qual era a intenção dos diálogos socráticos.

Conforme apresentado no texto Sócrates que teve suas falas registradas por seu aluno Platão buscava promover um debate acerca de vários temas ligados a aspectos morais, políticos, sociais etc. Vemos um debate acerca do que significa ter coragem e através de seu método Sócrates busca desconstruir a concepção do general a respeito do tema, portanto o método socrático buscava a verdade através de uma discussão.

1) Com base no Discurso de Método de Descartes, explique as noções de prevenção e precipitação.

 Pode ser entendidas como a cautela quanto ao que consideramos como verdade, buscando bases e confirmações solidas dessa ideia, sendo assim evitando a precipitação que pode ser definida como o ato de julgar um fato rápido demais sem fazer um julgamento coerente a respeito do assunto e a prevenção que se trata do ato de evitar a responsabilidade de juízo levando em conta ideias  que por sua vez não foram objeto de estudo e investigação.

2) Com base no texto de Kant, Resposta à questão – o que é esclarecimento?, explique a distinção entre uso público e uso privado da razão.

Segundo Kant o esclarecimento é a passagem do homem para a maior idade na qual pode por si só fazer uso de seu próprio entendimento por meio da razão sem depender de coordenação alheia. Kant definiu duas aplicações para o uso da razão sendo uso público no qual o individuo instruído a expõem diante um publico letrado e o privado no qual a razão e aplicada em um posto ou cargo.

3) Com base no texto de Rodrigo Brandão, Nietzsche e a crítica da civilização, explique a concepção nietzschiana da razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com