A Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
Por: 9040cris • 5/9/2023 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 61 Visualizações
ABORDAGEM BUROCRÁTICA
CONTRIBUIÇÃO E DIFICULDADE PARA A ORGANIZAÇÃO
Cristina Caldas Borges
Matrícula: 04126409
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, sua estrutura, desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações
Chamamos de burocracia uma estrutura organizativa caracterizada por determinadas regras e procedimentos definidos e regularizados, divisão de responsabilidades, hierarquia, especialização do trabalho e relações impessoais. Está presente em qualquer tipo de organização, seja pública, privada, social, com ou sem fins lucrativos.
Por outro lado uma das descrições da teoria da burocracia é a mentalidade e comportamentos presos a formalismos, o que dificulta, paralisa ou faz morosa a prestação dos serviços principalmente em órgão públicos. Quando falamos de burocracia no Brasil, pensamos algo ineficaz ou que demore, mas pode ser entendido como o excesso de processos que é necessário para algum fim. A burocracia é um modo de organizar as coisas para que as decisões finais sejam tomadas de maneira mais objetiva. No geral, a burocracia cria a organização das tarefas, padronização de processos e garantia final. Abaixo conforme pesquisa coloco alguns pontos positivos e negativos do conceito da burocracia nas organizações:
Aspectos positivos, podemos citar:
- Meritocracia;
- Especialização;
- Impessoalidade
- Maior controle dos processos, melhor coordenação das atividades, dentre outros.
Aspectos negativos:
- Desperdício de tempo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária.
- Prejuízo financeiro.
- Aumento da desmotivação.
- Falta de inovação e competitividade.
- Abertura à corrupção.
O Problema da burocracia segundo Weber, é político e não social. Entre resolver um problema e seguir uma norma, o burocrata comumente opta por seguir a norma. Tal comportamento faria desfuncionar à burocracia, tornando-a lenta em seus procedimentos, excessivamente formais, resistente às mudanças. O exagerado apego às normas distanciaria o comportamento burocrático dos fins organizacionais trazendo, por fim, a ineficiência.
Hoje pleno seculo XXI, o desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas tenderem ao aperfeiçoamento, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter um controle e uma maior previsibilidade do seu funcionamento.
Referencias de links estudados
Disponivel em material didatico curso Teoria da administração Ser Educacional.
Disponivel em: https://www.administradores.com
Disponivel em https://www.gestaoeducacional.com.br/burocracia-o-que-e/
Disponivel em https://www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/
...