A Sustentabilidade no Mundo Corporativo
Por: bruno002 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 808 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
Fundamentos da Sustentabilidade – Preparando-se para a Nova Economia
Sustentabilidade no Mundo Corporativo.
O termo Sustentabilidade originou-se durante a década de 1980, com a crescente conscientização dos países ao tentar descobrir formas de promover o crescimento de suas empresas sem atingir ou destruir o meio ambiente e comprometer o bem estar das gerações futuras.
Certamente o termo se transformou em um cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios, onde se prevalece a idéia de que empresas sustentáveis são aquela que gera lucro para os acionistas, e ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida.
A partir destes princípios, Sustentabilidade Corporativa passou a ser mais do que simples, na verdade passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas.
Desta maneira as Corporações estão se rendendo cada vez mais à sustentabilidade, muitas delas acreditam que realmente com esta atitude pode auxiliar o Planeta a ter uma melhor qualidade de vida superior com a que estamos tendo, e vem nesta oportunidade de gerar mais lucros. Um exemplo disto são algumas das empresas Brasileiras que estão investindo neste campo de atuação, tais como: Banco do Brasil, Natura e Vale, todas voltadas para um olhar de um mundo melhor e com isto comprovar através de números e fatos que as fazem ser cada vez maiores graças a uma política de Sustentabilidade, que não se preocupa somente com a natureza, mas sim com seus funcionários, colaboradores e suas finanças.
Crescimento Sustentável, Responsabilidade Social, Ações Ambientais, Projetos Ecologicamente Corretos, Marketing Verde, Ações em Prol do Meio Ambiente, Produtos Biodegradáveis.
O conceito de Sustentabilidade deixou de ser algo restrito a uma pequena parcela da sociedade e passou a ser cada vez mais difundido e aplicável em nosso meio de vivencia. O futuro do nosso planeta e a preocupação com a utilização responsável e sustentável dos recursos deste não cabe mais somente à sociedade. As organizações do mundo moderno vêm adotando práticas cada vez mais condizentes com essa realidade. Creio que ser sustentável será em um futuro bem próximo uma condição de existência para as empresas. Pode-se dizer que ser Sustentável será em um futuro bem próximo uma Condição de Existência.
O progresso de aceitação à Sustentabilidade por parte das Corporações foi relativamente rápido, porém muitas empresas ainda sentem certo receio de ser reorganizarem para poder incorporar os Conceitos de Sustentabilidade. Para tal receio na maioria dos casos se deve ao mito de que ações sustentáveis podem sacrificar o lucro, contudo já foi comprovado que tal mito não é real. As empresas precisam acabar com essas idéias para poderem enxergar o quão é importante, tanto para elas quanto para a sociedade, sejam organizações sustentáveis ou não.
Algumas empresas possuem uma visão diferenciada que para se beneficiarem das boas conseqüências que uma empresa sustentável, gera em relação aos seus Stakeholders, criam o chamado Marketing Verde, que nada mais é que uma verdadeira e ampla adoção de políticas ambientais que vão desde a coleta da matéria-prima até sua disposição, é a compreensão gerencial ampla, dotada de métodos abrangentes e envolventes.
Que alem do Marketing Verde existe o Selo Ecológico, o Ecomarketing, que são frutos mais desenvolvidos do Marketing Verde, pois em algumas Organizações há departamentos específicos para que sejam tratados assuntos deste porte. Empresas como a Petrobrás fazem a utilização desta ferramenta gerencial para melhorar sua imagem perante seu publico/consumidor, além do que demonstrar para seus acionistas o respeito e a preocupação para uma qualidade de vida melhor.
...