A Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista
Por: VS_VS • 29/1/2016 • Ensaio • 305 Palavras (2 Páginas) • 6.944 Visualizações
A Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista apresentam foco na estrutura da empresa mas apesar dessa semelhança, essas duas estruturas apresentam uma série de diferenças.
Na Teoria Burocrática as funções e procedimentos são regidas por normas e oficializações com um alto grau de rigidez. Na Teoria Estruturalista, por outro lado, é muito menos rígido e pode se modificar em razão das interações com o meio, para essa teoria o a ênfase das análises deve ser a estrutura da organização, que é considerada, para essa teoria, como um sistema social.
Outra diferença que pode ser encontrada quando comparamos essa duas teorias são como lidam com os objetivos. Na Teoria Burocrática o grande volume de regras, que visam aumentar a eficiência, tiram do homem o julgamento e a emoção. Na Teoria Estruturalista a organização é encarada como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais.
Outro ponto de divergência entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista é a maneira como cada uma dessas teorias lida com a relação entre os objetivos da organização e o indivíduo. Pode-se observar que na Teoria Burocrática a atenção do homem deve estar voltada completamente para os objetivos da organização. A Teoria Estruturalista procura absorver dos conflitos oportunidades de crescimento e inovação. Em algumas organizações, como prisões e empresas comerciais, o estudo do conflito se torna particularmente interessante de ser utilizado.
A Teoria estruturalista vai além das organizações comerciais, com fins lucrativos. São observados hospitais, escolas, igrejas, penitenciárias, sindicatos, etc... pesquisadores como Etzioni, Thompson, Blau e Scott observaram organizações que até então não haviam sido estudadas.
Pode-se concluir a partir das informações do texto que a Teoria Burocrática tem como características a sociologia das normas e do racional, enquanto a Teoria estruturalista não desconsidera a informalidade que existe nessas interações, observando principalmente as interações que ocorrem nessas organizações.
...