A Teoria das Relações Humanas Surgiu nos Estados Unidos Através das Conclusões Obtidas na Experiência em Hawthorne
Por: Leandro Costa • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 692 Visualizações
Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos através das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo, e ganhou força a partir da grande depressão, causada pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929.
Ela procura relacionar a produtividade dos trabalhadores aos seus sentimentos e de que maneira esses dois pontos se interligavam. Antes do surgimento dessa teoria o trabalhador era visto como "Homem Econômico” (Teoria Clássica da Administração), porém, após o início da Teoria, o trabalhador passou a ser visto como "Homem Social" cujo comportamento é dinâmico e complexo.
Origens
Conforme Chiavenato (2004, pg. 102), os fatos que dão origem a Teoria das Relações Humanas são:
“1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano”. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3. “As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin” foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção.
4. “As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.”
Experiência de Hawthorne.
Em 1927 o Conselho Nacional de Pesquisas inicou uma série de Pesquisas na companhia Western Eletric localizada em Hawthorne, com o objetivo de identificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e iluminação do ambiente do trabalho. O responsável pela pesquisa foi Elton Mayo que estendeu a pesquisa ao estudo da fadiga, da rotativididade, do acidente de trabalho e o efeito das condições de trabalho a produtividade. Alguns pesquisadores da epóca identificaram que os resultados eram prejudiciais ao fator psicológico e então tentaram eliminar o fator psicólógico, fazendo com que a pesquisa se estendesse até 1933.
...