A Teoria de Skinner relacionada com a área de Administração
Por: Carlos Eduardo Cabral • 1/4/2018 • Monografia • 464 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
NÚCLEO INSTITUCIONAL
CURSO DE ADMINSISTRAÇÃO
DISCIPLINA PSCOLOGIA
ATIVIDADE UNIDADE 01
A teoria de Skinner relacionada com a área de Administração
Carlos Eduardo Cabral Código 819923
Profa. Responsável: Profa. Dra. Fernanda Saviani Zeoti
Ribeirão Preto - SP
2017
Segundo a teoria do reforço de Skinner o comportamento humano é determinado pela vivencia de diversas experiencias, sendo elas negativas ou positivas, dentro deste contexto o administrador no papel de gestor deve estimular o comportamento desejável e desestimular o não desejáveis, afim de reforçar e fortalecer o comportamento que se deseja.
A teoria de Skinner pode ser dividida em quatro principais partes, sendo elas:
- Reforço positivo: oferecer recompensa no momento em que se alcança um objetivo. por exemplo: prêmio por assiduidade ou produtividade.
- Reforço negativo: remover uma consequência negativa na ocorrência de uma ação desejada. Um exemplo seria um funcionário que se esforça para cumprir a meta e fugir de trabalhar no sábado.
- Punição: praticar uma medida negativa na ocorrência de uma ação indesejada. Exemplo: desconto no salário devido ao atraso ou falta.
- Extinção: retirada de uma recompensa positiva no momento em que ocorre uma ação indesejada. Exemplo: retirar o prêmio por assiduidade pelas faltas cometidas.
Muitos empresários, executivos e gestores buscam conhecer um pouco mais a influência que a psicologia exerce sobre o comportamento dos individuos, em especial, no campo organizacional, pois a mesma fornece diversos conceitos à administração de empresas enquanto ciências preocupadas com o fenômeno humano dentro das organizações.
A psicologia ainda é nova e não se concentra uma única vertente teórica, abrangendo em sua totalidade diversas visões de homem, mundo e a relação entre eles, seja analisando o indivíduo como criador e modificador do meio em que está inserido; ou seja como influenciado e manipulado pelo mesmo meio.
Dentro de uma empresa ou organização, conclui-se que o indivíduo está trabalhando porque necessita, trocando seu trabalho pelo salário, provendo as necessidades básicas para si, e talvez para sua família, como; água, alimento, calor, considerados reforçadores primários, secundários, generalizados e afins.
Seguir a filosofia da empresa, conhecido como “Cultura Organizacional”, definição que valoriza o motivo pela qual a empresa foi criada o que significa dizer aquilo que ela produz, e também a maneira como deverá produzir, sendo estas definições reforçadores culturais, selecionando comportamentos individuais e ou de grupos. Uma organização interessada em motivação de pessoal, deve manejar intervenções em todos os níveis de determinantes do comportamento, de modo a promover e manter comportamentos de seus funcionários
...