A teoria behaviorista de Skinner
Por: emanuelafih • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
Psicologia da Aprendizagem
Texto Sentido
A teoria behaviorista de Skinner.
Antes de tudo acho importante saber quem é Skinner e por quais razões estamos estudando a sua teoria, bom, entre as teorias corpotamentais de conexões ele apresentou um dos trabalhos mais representativos, nasceu em Susquehanna, na Pennsylvania, fez graduação em inglês, mestrado e doutorado em psicologia, estudou em Harvad, e foi professor por mais de 40 anos.
Entendi que o autor quis mostrar varias formas de abordagens a essa teoria de estimulo/resposta, fala basicamente que os comportamentos se dão por meio de estimulos, ele fala de uma ideia de conexões, deixando um pouco de lado os processos que acontecem no cerebro durante a aprendizagem, focando no comportamento controlado por meio de respostas.
Tanto que o autor fala sobre Skinner não se considerar um teorico da aprendizagem, então ele observa as formas de comportamento, e baseia-se nisso para dar a ideia de que os individuos se comportam buscando recompensas e evitando punições.
É quando ele fala do reforço positivo, tal como os ratinhos da UNIFOR que foram citados em sala de aula, o reforço positivo era a agua, ou seja, uma recompensa, a punição por sua vez eram os choques, é preciso eliminar um comportamento, extinguir, para que outro possa surgir, assim surge um condicionamento operante, onde é preciso repetir o motimento várias vezes até ele ficar condicionado a fazê-lo, criando uma modelagem.
Pra mim, essa parte de reforço positivo já era bem comum, pois no adestramento de cachorros, é bastante usado, recompensar o animal para que ele entenda que você aprovou aquele comportamento e que ele deve repetir, assim ganhará a recompensa, seja ela um biscoito ou carinho.
Assim, trazendo para educação acredita-se que é possivel moldar o comportamento do aluno, a medida que você souber aplicar o reforço positivo, basicamente como se o aprendizado fosse moldado pelo meio, é algo que só é possível teorizar sobre o que é cientificamente observável.
...