TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Desenvolvimento

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore a mesma Figura que foi feita em sala de aula e apresentada abaixo (alguns elementos que aparecem: fatores de produção, produção, demanda, como alocar?, oque produzir?, como dividir?). Complemente a Figura incorporando elementos das teorias da Escola Austríaca e elabore outra Figura incorporando elementos da Escola Marxista (ex: quando colocar na Figura o box “como alocar?”, coloque junto o que a teoria dos autores preconiza para esse elemento, ou seja, como alocar os fatores de produção a partir da teoria das duas escolas. Fazer o mesmo para os outros elementos).

Escola Austríaca

Fatores de produção ?

Para a Escola Austríaca podemos entender os fatores de produção como Divisão do trabalho e Liberdade de escolha.

Produção, Demanda, como alocar?

A produção, assim como demanda e alocação é decidida pelo mercado, e apresentando características do neoliberalismo, ou seja, que o estado não apresente grande ou nenhuma influencia na decisão sobre produção demanda ou alocação.

O que produzir?

Novamente o mercado se faz presente, e principalmente para esse momento de escolha de produção, sobre o que produzir é levado em consideração a soberania do consumir.

Como dividir?

A divisão para a Escola Austríaca, se faz por meio da meritocracia, que para ter ou gozar dos frutos futuros é necessário fazer por tal, seja pela qualificação ou pela utilização dos recursos de maneira mais eficiente.

Escola Marxista

Fatores de produção?

Os fatores de produção da Escola Marxista podem ser divididos em dois grandes grupos, sendo eles: Força de trabalho, a exploração do individuo e os meios de produção, o maquinário ou terras.

Produção, Demanda, como alocar?

A produção se faz através da exploração do trabalho, para se criar o capital variável, que se cria valor ao produto, utilizando o capital constante que transfere valor ao produto, com ambos os conceitos sendo utilizados temos a mais valia, a agregação final de valor ao produto, que por meio dele o capitalista consegue seu lucro.

O que produzir?

D – M – D’

Através dessa formula podemos entender o modelo de produção capitalista, que é necessário ter o capital inicial para compra de insumos ou contratação da força de trabalho, para assim vender o produto mais caro, utilizando o conceito de mais valia, de agregação de valor, a fim de conseguir lucro. Pouco importa para o capitalista o que produzir, contanto que dei lucro.

Como dividir?

A divisão nesse sistema não é equilibrada, e podemos perceber isso através do salario, que para o individuo que vende sua força de para agregação de valor a mercadoria, apenas uma fração desse valor é pago a ele em forma de salario, representando apenas uma fração da mais valia daquele produto.

Enquanto para o capitalista, que detém os meios de produção seja o capital ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com