A Teoria dos Sistemas
Por: Giovana Hatten • 28/4/2022 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
Teoria dos Sistemas
A teoria trata da organização abstrata dos fenômenos, independentemente de sua formação e configuração atual, de forma interdisciplinar. Examina todos os princípios comuns a todas as entidades complexas e os modelos que podem ser usados para descrevê-los. Ele veio junto com o trabalho do biólogo Ludwig Von Bertalanffy, que criticou nossa ideia de dividir o mundo em regiões. O sistema deve ser estudado como um todo, disse ele.
A partir da teoria geral dos sistemas, diferentes áreas do conhecimento passam a ver seus objetivos de pesquisa como sistemas, o que não é diferente na administração. Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes cujo resultado é maior que a soma desses elementos trabalhando individualmente.
O sistema pode ser fechado ou aberto:
•Sistema fechado
- Ausência de comunicação com o ambiente externo;
- Nenhum sistema é completamente fechado;
- Saída inalterada.
•Sistema aberto
- Comunica-se com o ambiente externo;
- É afetado pelo ambiente por entradas e saídas;
- Adaptam-se para sobreviver.
Teoria Neoclássica da Administração
Abordagens de gestão neoclássicas baseadas em princípios da teoria clássica (Taylor e Fayol) surgiram na década de 1950 com conceitos projetados para atender às necessidades dos esquemas de gestão atuais. O princípio da abordagem neoclássica é que a ação administrativa deve ser planejada, organizada, dirigida e controlada (representado pela sigla PODC em português).
Dentre os principais conceitos abordados pela teoria, destacam-se:
-Ênfase nas práticas da gestão;
-Reapresentações relativas de proposições clássicas;
-Ênfase nos princípios gerais da administração;
-Ênfase metas e resultados.
Na teoria neoclássica, administrar significa coordenar os esforços de um grupo de pessoas para atingir um objetivo comum com o mínimo de gastos. Eles também afirmam que todas as organizações compartilham uma dimensão de gestão comum, classificadas por:
•Objetivos: é preciso ser muito claros sobre a escala de prioridades de cada organização e através da qual os resultados são avaliados.
•Administrativo: As empresas podem diferir em seus objetivos, mas são semelhantes na área administrativa, pois precisam equilibrar os objetivos com a necessidade de flexibilidade e liberdade pessoal.
•Desempenho pessoal: buscando a eficácia pessoal nos indivíduos.
...