A UNIÃO METROPOLITA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Por: Interativa Itabuna • 20/11/2017 • Monografia • 559 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
UNIÃO METROPOLITA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Aluno: Denilson leocadio da Cruz
ADM/ Noturno
Eita, Nordeste da peste,
Mesmo com toda seca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso, eu digo não.
Luiz Gonzaga de Moura (Exaltação ao Nordeste)
Questão 1
O trecho acima é do poema “Exaltação ao Nordeste” de Luiz Gonzaga, nesse poema ele enaltece a grandeza do nordeste que apesar de toda a dificuldade se mantém com o pé no chão. Nordeste esse que se viu esperançoso quando as primeiras promessas extinção da sede dos sertanejos vieram em época de eleição, a esperança de um futuro melhor sem tanta desgraça acalentou o coração dos sertanejos e os deram força para continuar na luta diária. No entanto eles se viram por décadas só ouvindo promessas e discussões. A primeira ideia de transposição do rio São Francisco se deu em 1847 no império de Dom Pedro II mas logo foi abandonada por falta de recursos tanto humano, quanto financeiros. Mesmo abandonada a ideia continuou como a vista como a única solução e voltou a ser discutida em 1943, quase 100 anos depois mas novamente foi abandonada, a discursão foi levada em pauta muitas vezes mais, em 1979 durante a maior seca da história até então, decretos vieram anos depois, comitês foram criados e novas promessas foram feitas, mas só no ano de 2005 que o projeto de transposição foi aprovado, os sertanejos, não mais aqueles da primeira promessa, se viram esperançosos novamente, o ar seco empoeirado entrou em seus pulmões como o mais puro, as lembranças daqueles que se foram, alguns muito sedo pois viviam em condições extremas, foi inevitável. As obras finalmente começaram, e em ritmo avançado, mas infelizmente mais de uma década depois os sertanejos ainda sofrem pela seca.
Questão 2
Cerca de 150 anos se passaram desdá primeira ideia de transposição do rio São Francisco, mas aparentemente o tempo não colaborou no projeto final, o projeto não considerou devidamente os que seriam afetados, O canal tinha que passar por alguma lugar, isso era inevitável, mas a falta de auxílios e garantias para os que residiam nessas áreas isso poderia ser evitado, Boa parte desses residentes eram povos indígenas. O governo esqueceu de considerar ou ignorou a importância que a terra tem para esses povos, sua cultura, suas tradições, suas histórias. O governo ignorou o artigo 231 da constituição brasileira de 1988, que garante aos povos indígenas proteção tanto de sua cultura como de suas terras.
Questão 3
Com tantos projetos feitos, cálculos, e planejamento era de se esperar uma melhor execução dos processos da transposição do rio São Francisco mas isso não ocorreu, abandono de obra; novos orçamentos e gastos; vários acidentes e desastres, com um projeto cheio de falhas era de se esperar que isso ocorresse. Fatalidades ocorrem, mas podem ser evitadas com planejamento adequado, todas as variáveis devem ser consideradas em um projeto tão grande, mas é visível que isso não ocorreu, o governo entregou um projeto negligente.
...