A Vida para o consumo - Bauman
Por: Mateus Queiroz • 27/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 340 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Centro Universitário da FEI
A vida para o consumo - Bauman
São Bernardo do Campo
2017
A Vida para o Consumo - Bauman
Questão Focal:
Quais transformações ocorreram na transição das sociedades e o que implicou na vida da Sociedade Contemporânea levando o indivíduo a ser inserido na cultura do Consumo?
A vida para o Consumo aborda as transformações sofridas da Sociedade dos Produtores para a Sociedade Contemporânea, transição essa que apresenta mudanças nos Comportamentos e nos Desejos.
Sociedade de Produtores: foi direcionada para a Ordem, Estabilidade, Segurança e Desejos Humanos, contrapondo á sociedade Contemporânea obtendo mais Solidez, Racionalidade e Prosperidade.
O desejos dessa sociedade eram orientados por Aquisição de Posses, e Bens Duráveis, como por exemplo, imóveis, joias, que remetiam ao Status de Posse. Possuir uma boa quantidade de Bens Duráveis remetia a Segurança, contra as incertezas do destino e, não aderiam ao Imediatismo como a sociedade Contemporânea.
Para esta sociedade de Produtores, o que prevalecia era a Segurança e a durabilidade em longo prazo.
Sociedade Contemporânea: sociedade ficou marcado pelo Fim dos Padrões, pela Insegurança e Incertezas. Caminho que torna a sociedade Instável, Consumista e Líquida.
O Indivíduo Consumista possuí Livre Escolha para decidir como e da maneira que atender suas necessidades naquele momento, ou seja, inicia a Sociedade “a la carte”. E o mercado o impulsiona a ter Prazer por Consumir, assim o fazendo acreditar no Imediato, na felicidade imediata, levando-o a Não Poupar Dinheiro e consequentemente consumindo Coisas Sem Sentido.
O Mercado cultiva o Excesso de Mercadoria e Bens Não Duráveis que traz Incertezas e Insegurança.
Essa formatação pós-moderna da vida social nos traz uma condição humana na qual predominam o desapego, a versatilidade em meio à incerteza constante de um “Eterno Recomeço”. Esse contexto pode implicar a sensação de Inadequação, Deslocamento e Inconformidade, que implica na Crise de Identidade. Esse clima é gerado pela configuração que a sociedade causou, a busca pelo Novo, pelo Incompreensível e pelo Incontrolável, causando a fim o Medo. Mas para Bauman é uma busca pela Felicidade, porém é uma felicidade Ilusória, a fim transformada em imperativo de Euforia.
...